LivreTV

Corpo de Bombeiros do RN divulga dicas para prevenir acidentes com fogos de artifício no réveillon

Por LivreTV Notícias em 30/12/2021 às 19:59:31
Consumidor deve ficar atento a especificações do produto e nunca soltar fogos dentro de ambientes fechados, segundo a corporação. Fogos de artifício na Ponte Newton Navarro em Natal (Arquivo)

Alex Régis

Chegado o período de fim de ano, o Corpo de Bombeiros Militar do RN divulgou uma série de orientações à população para evitar queimaduras, incêndios e outros tipos de acidentes com fogos de artifício, muito utilizados no réveillon.

De acordo com a corporação, os riscos aumentam quando os fogos são soltos por pessoas inabilitadas e comercializados por empresas não credenciadas, o que provoca aumento no número de ocorrências.

Segundo o major Daniel Farias, da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), é preciso ter cuidado e analisar o produto no momento da compra. A primeira dica, segundo ele, é verificar se o foguete possui o selo de qualidade do Inmetro.

“Antes de mais nada é preciso ficar atento à procedência, às especificações técnicas para o uso, a data de validade, se o produto é certificado pelo Inmetro e ainda a faixa etária que ele pode ser utilizado”, explicou.

O oficial ainda afirmou que a maior parte dos acidentes acontecem em festejos dentro de casa, quando a manipulação de explosivos se dá de forma inadequada.

“A maior parte das pessoas que compram esse material sequer lê a embalagem, as instruções de uso. Muitos ainda soltam foguetes sob efeito de bebidas alcoólicas, em áreas cobertas ou deixam que crianças e adolescentes manipulem esses artefatos”, alertou.

Veja as dicas divulgadas pelo Corpo de Bombeiros

Evite a compra de material clandestino, que na maioria das vezes não é testado;

Confira sempre o certificado de garantia do foguete;

Ao utilizar os fogos de artifício leia atentamente as instruções contidas na caixa;

Não segure os fogos de artifício com as mãos. Compre artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dos fogos de artifício, para que seja possível colocar no chão;

Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo na hora de acender;

A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros;

Não tente acender fogos que falharem. Se não ocorrer a detonação, jamais tente reutilizá-lo. Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões;

Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades;

Nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências;

Nunca atire fogos na direção de outras pessoas;

Nunca utilize fogos após ingerir bebidas alcóolicas;

Não deixar as crianças manipularem, tampouco permanecerem próximas aos fogos;

Mantenha a caixa de fósforos ou isqueiros longe do alcance de crianças para que elas não utilizem esses materiais escondidas de você;

Em caso de queimaduras, a recomendação inicial é esfriar a lesão com água corrente e fria. Não deve ser colocado nenhum produto em cima, como pasta de dente, manteiga, clara de ovo, entre outros.

Envolva o membro ou a extremidade queimada e leve a vítima a um hospital, ou a um posto de saúde para que um médico que possa avaliar.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV