LivreTV

Caminhada retrata história e cultura de Natal através das religiões

Por LivreTV Notícias em 15/11/2021 às 15:52:28
Projeto 'Caminhada Espaços Sagrados', da UERN, visitou 15 pontos do centro histórico da cidade e relatou história sob o ponto de vista das religiões. Caminhada histórica reuniu mais de 200 pessoas em Natal

Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Uma caminhada com mais de 200 pessoas percorreu 15 pontos do centro histórico de Natal na manhã desta segunda-feira (15), feriado da Proclamação da República.

A "Caminhada Espaços Sagrados", promovida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), mostrou diversos pontos históricos do município, buscando resgatar e contar a história de Natal através das religiões.

"A ideia é exatamente conhecermos a cidade, o que por incrível que pareça é algo complexo e que cada vez as pessoas conhecem menos. Mas não basta isso, a gente conhece a cidade a partir de como as religiões influenciam a cidade: desenham ruas, constituem instituições, definem formas de ver a cidade, de se relacionar com ela e com a cidade", explicou a coordenadora do projeto, a cientista social Irene Vandemberg.

"Não é uma caminhada religiosa. É uma caminhada que traz referências científicas, das ciências humanas, da história, da antropologia, da sociologia para entender o fenômeno religioso na cidade de Natal. No caso, no espaço do centro histórico".

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natal RN Rio grande do Norte

Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Ao todo, foram quatro horas de caminhada e cerca de 3 quilômetros andados pelo centro histórico de Natal. A caminhada saiu da Praça das Mães, na subida da Ribeira para a Cidade Alta, e terminou no Cemitério do Alecrim.

O projeto surgiu como uma extensão do curso de teologia da UERN, que tem como base Natal. "Um familiar pedia pra vir, um amigo, a gente foi abrindo e foi uma adesão muito bacana", explicou Irene Vandemberg.

Veja entrevista abaixo com a coordenadora da caminhada, que explica como surgiu e a ideia do projeto:

Evento promove visitação em pontos históricos de Natal

Entre os pontos visitados, estava a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que tratou da presença negra em Natal, "que é um página pouco falada", disse a coordenadora do projeto, além de contar história de escolas católicas e protestantes do município, festejos populares e devoção.

Um desses pontos visitados foi a Sinagoga Braz Palatnik, na Cidade Alta. "Eu passava por essa rua e nem sabia que tinha uma rua aqui", disse o contador Arlian do Nascimento, que participou da caminhada.

"Eu passava pela igreja e conhecia o cartório que tinha em frente, mas não conhecia a igreja. Temos que ter um ponto de vista mais lento, mais devagar para conseguir conhecer nossa cidade. Tem muita coisa por aqui".

Caminhada contou a história de Natal através das religiões

Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

"São lugares que boa parte da população não conhece e que eu considero importante conhecer e viver. O projeto chama memórias religiosas, mas a gente vai ativar na verdade essas memórias que não existiam na nossa vida", pontua a professora Denise Araújo, uma das organizadoras do evento.

A caminhada terminou no Cemitério do Alecrim, o mais antigo da capital potiguar.

Vídeos mais assistidos do g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV