LivreTV

Estado do Rio de Janeiro flexibilizarĂĄ uso de mĂĄscara em local aberto

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) votam flexibilização do uso de mĂĄscaras ao ar livre - Fernando Frazão/Agência BrasilNo entanto,...

Por LivreTV Notícias em 28/10/2021 às 12:04:37

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) votam flexibilização do uso de mĂĄscaras ao ar livre - Fernando Frazão/AgĂȘncia Brasil

No entanto, para entrar em vigor a flexibilização do uso de mĂĄscaras na capital fluminense, o municĂ­pio dependia da sanção do governador ClĂĄudio Castro da lei aprovada ontem (26) pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que desobriga o uso de mĂĄscara, ao ar livre, em todo o estado. Segundo a proposta aprovada ontem, caberĂĄ ainda a cada municĂ­pio a decisão final, pois vale sempre o parâmetro mais restritivo.

Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) adotada no ano passado, municĂ­pios, estados e União tĂȘm competĂȘncia complementar para estabelecer medidas de combate à covid-19, mas no caso de divergĂȘncias, valem as medidas mais restritivas.

Pandemia de covid-19

Para o coordenador do InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocrurz), Marcelo Gomes, ainda não é o momento de flexibilizar o uso de mĂĄscara mesmo em ambientes externos pois cada municĂ­pio tem uma cobertura vacinal e uma situação epidemiológica diferentes. Ele lembra, por exemplo, que a capital fluminense tem grande fluxo de pessoas de outras cidades do estado e do paĂ­s.

"Olhar só para a situação epidemiológica e vacinal de um Ășnico municĂ­pio e não levar em conta essa vizinhança pode ser um problema tanto para a capital quanto para os vizinhos porque retirar a obrigatoriedade da mĂĄscara, mesmo em ambientes abertos, facilita a transmissão", disse o pesquisador. "O risco de transmissão vai aumentar, ainda que seja menor que em ambientes fechados".

Gomes destaca que o enfrentamento à pandemia é um evento coletivo, não só para os indivĂ­duos mas também entre os municĂ­pios. "Esse andar conjunto é muito importante porque os municĂ­pios não são ilhas. HĂĄ uma interação muito grande", afirmou.

"Por mais que os indicadores estejam apontando para situações positivas, com a queda de casos graves, com o avanço da vacinação, a gente ainda estĂĄ muito longe do que hoje se considera como ideal que é na casa dos 90% da população vacinada", acrescentou.

O pesquisador da Fiocruz ressalta que paĂ­ses do Hemisfério Norte jĂĄ passaram por situação similar de antecipar a retirada da obrigatoriedade do uso de mĂĄscara e tiveram como consequĂȘncia o aumento significativo do nĂșmero de casos de covid-19. "Apostar que não teremos uma consequĂȘncia ruim é um risco grande", disse.

"Temos que perder essa resistĂȘncia em usar a mĂĄscara. A gente quer voltar a ter interação social? Queremos. Se o preço a se pagar é o uso de mĂĄscara, esse é um custo social baixo", ponderou.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

ComentĂĄrios

LivreTV