LivreTV

Igreja Católica volta a realizar missas com 100% de público em Natal

Por LivreTV Notícias em 07/10/2021 às 09:21:32
Celebrações presenciais foram suspensas durante a pandemia da Covid-19, desde o ano passado. Missa de cura voltou a ser realizada com 100% de público na paróquia de Neópolis em Natal

Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A dona de casa Márcia Valéria mora em frente à Paróquia de Neópolis, na Zona Sul de Natal, e ficou triste quando, no auge da pandemia da Covid-19, viu a igreja fechada e as celebrações acontecendo de forma remota com transmissão pela internet.

"No período da pandemia a gente viu a tristeza de não ter ninguém na igreja. Fiquei muito triste de ver, da minha casa, a igreja fechada. Uma dor", afirmou.

Nesta quarta-feira (6), a igreja realizou as primeiras edições das "missas com oração pela cura e libertação" com 100% do público presencial, seguindo o plano de reabertura das igrejas da Província Eclesiástica de Natal, de acordo com o padre Nunes, pároco local.

A Arquidiocese da capital informou que a permissão de realização de missas com 100% de público é válida para todas as paróquias da cidade e demais áreas de atuação dela.

Missas de cura com ocupação de 100% da paróquia de Neópolis, em Natal.

Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A missa da cura é uma das mais tradicionais do catolicismo natalense e ocorre uma vez por mês. A celebração foi realizada por um ano e meio apenas de forma remota, com as edições seguintes com capacidade reduzida de público presencial.

"Antes da pandemia a gente tinha um público de 3 mil a 3,5 mil por cada missa. Depois tivemos esse período de pandemia e estamos retomando. Mas ainda com todos os cuidados, exigindo que todos usem máscara, álcool em gel e conscientizando a comunidade a tomar a vacina para que a gente retome nossa vida enquanto igreja", afirmou o padre.

Missa da cura na Paróquia de Neópolis, em Natal, é uma das mais tradicionais da cidade

Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Nesta quarta (6), foram realizadas três missas - uma pela manhã, outra à tarde e a terceira à noite. Fieis de vários bairros da capital e de até de outras cidades compareceram à paróquia de Nossa Senhora Aparecida, para a celebração.

Quem mora no bairro e frequenta a missa há 22 anos, desde a primeira celebração, receber tantas pessoas é motivo de orgulho e sinal de fé.

"Frequento há muitos anos, desde o tempo dos meus pais, que estavam aqui no início da paróquia. E a gente vem seguindo, acompanhando, alcançando muitas graças. É uma benção ter a missa de cura no nosso bairro. São muitos testemunhos de fé", afirmou a operadora de telemarketing Ana Lúcia Pires.

Paróquia de Neópolis ficou cheia na noite de quarta (6) com retomada de 100% do público para missa de cura.

Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Festa da padroeira

A missa desta quarta ocorreu dentro da festa da padroeira, Nossa Senhora Aparecida, que ocorre desde o dia de 3 até a próxima terça-feira (12), com a celebração de missa e novena, diariamente, às 19h30.

Na programação social, na noite da próxima sexta (8), será oferecido um jantar solidário para pessoas em situação de rua.

No dia 12, data em que a Igreja celebra a festa da padroeira do Brasil, às 8h30, haverá missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.

Durante o dia, ainda serão celebradas duas missas: às 11h e às 15h30. Após a última missa, acontecerá a procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro de Neópolis.
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV