LivreTV

EUA processam Apple por monopólio ilegal no mercado de smartphones

.

Por LivreTV Notícias em 21/03/2024 às 12:37:23
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Departamento de Justiça alega que a bigtech usa o seu poder de mercado para obter mais dinheiro de consumidores. Apple afirma que, se o processo for bem-sucedido, a 'capacidade' da companhia de 'criar o tipo de tecnologia que as pessoas esperam' será prejudicada. Logo da Apple

Unsplash/ Zhiyue

O Departamento de Justiça dos EUA e mais quinze estados americanos processaram nesta quinta-feira (21) a Apple, alegando que a bigtech monopolizou ilegalmente os mercados de smartphones.

A Apple se junta a uma lista de grandes empresas de tecnologia processadas pelos reguladores dos EUA, incluindo Google, Meta e Amazon, durante as administrações do ex-presidente Donald Trump e do presidente Joe Biden.

"Os consumidores não deveriam ter que pagar preços mais altos porque as empresas violam as leis antitruste", disse o procurador-geral Merrick Garland ,em comunicado. "Se não for contestada, a Apple apenas continuará a fortalecer o seu monopólio dos smartphones."

O Departamento de Justiça, que também se juntou ao Distrito de Columbia no processo, alega que a Apple usa seu poder de mercado para obter mais dinheiro de consumidores, desenvolvedores, criadores de conteúdo, artistas, editores, pequenas empresas e comerciantes.

A ação civil acusa a Apple de monopólio ilegal sobre smartphones mantido pela imposição de restrições contratuais e pela retenção de acesso aos desenvolvedores, detalhou a agência de notícias Reuters.

"Este processo ameaça quem somos e os princípios que diferenciam os produtos da Apple em mercados ferozmente competitivos. Se for bem sucedido, prejudicaria a nossa capacidade de criar o tipo de tecnologia que as pessoas esperam da Apple – onde hardware, software e serviços se cruzam", afirmou a Apple, em um comunicado.

Leia também:

Página falsa anuncia 'ingressos' para show esgotado de Caetano e Bethânia em SP

O TikTok é mesmo um perigo para o Ocidente?

Apple Vision Pro: veja primeiras impressões sobre óculos de realidade virtual

Processos contra a bigtech

A Apple já foi alvo de investigações e ordens antitruste na Europa, Japão e Coreia, bem como ações judiciais de rivais corporativos como a Epic Games.

Um dos negócios mais lucrativos da Apple – sua App Store, que cobra comissões dos desenvolvedores de até 30% – já sobreviveu a um longo desafio legal sob a lei dos EUA pela Epic.

Embora o processo tenha concluído que a Apple não violou as leis antitruste, um juiz federal ordenou que a Apple permitisse links e botões para pagar por aplicativos sem usar a comissão de pagamento no aplicativo da Apple.

Na Europa, o modelo de negócios da App Store da Apple foi desmantelado por uma nova lei chamada Lei dos Mercados Digitais, que entrou em vigor no início deste mês.

A Apple planeja permitir que os desenvolvedores ofereçam suas próprias lojas de aplicativos – e, mais importante, que não paguem comissões. Apesar disso, rivais como Spotify e Epic argumentam que a Apple ainda está dificultando a oferta de lojas de aplicativos alternativas.

As decisões sobre a App Store da Apple forçaram o Departamento de Justiça a analisar outras práticas da Apple como base para uma reclamação, como a forma como a Apple permite que empresas externas acessem os chips e sensores do iPhone.

Empresas de hardware de consumo, como a fabricante de rastreadores inteligentes Tile Inc, reclamam há muito tempo que a Apple restringiu as formas como podem trabalhar com os sensores do iPhone enquanto desenvolvem produtos concorrentes que têm maior acesso.

A Apple começou a vender AirTags – que podem ser anexadas a itens como chaves de carros para ajudar os usuários a encontrá-los quando perdidos – vários anos depois que a Tile começou a vender um produto semelhante.

Da mesma forma, a Apple restringiu o acesso a um chip no iPhone que permite pagamentos sem contato. Os cartões de crédito só podem ser adicionados ao iPhone usando o serviço Apple Pay da própria Apple.

E a companhia também enfrentou críticas por seu serviço iMessage, que só funciona em dispositivos da empresa.

Há muito tempo, a bigtech argumenta que restringe o acesso a dados do usuários e hardwares do iPhone para outros desenvolvedores por razões de privacidade e segurança.

Neuralink faz demonstração com 1º paciente a receber seu chip cerebral
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV