LivreTV

Espécie de peixe encontrada em fazenda de produção de camarão no RN chega a pesar até 350 quilos e vive mais de 35 anos

.

Por LivreTV Notícias em 06/03/2024 às 06:31:25
Biólogo explicou que peixe da espécie Mero provavelmente estava em 'situação confortável', se alimentado de camarões e peixes menores. Animal achado em fazenda pesava cerca de 200 kg; falta de oxigênio pode ter sido causa da morte. Peixe de quase 200 quilos é encontrado em fazenda de produção de camarão do RN

O peixe de 200 kg encontrado em uma fazenda de produção de camarão no interior do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (5) estava no tamanho e peso esperados para a espécie dele, conhecida como Mero. Animais dessa espécie podem pesar até 350 quilos e vivem, em média, 37 anos.

"É um animal que pode viver bastante. E que realmente fica muito grande. É um peso normal e o tamanho dele é o esperado. Essa espécie pode chegar a até 350 quilos em alguns casos", explicou o biólogo Guilherme Longo, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O peixe foi encontrado morto em um canal de abastecimento da fazenda, que fica na cidade de Pendências. O animal estava na margem do canal, que leva água da maré para os viveiros de camarão. O canal tem 23 km de extensão e cerca de 8 metros de profundidade.

Peixe da espécie Mero encontrado em fazenda do RN

Cedida

De acordo com o biólogo Guilherme Longo, o Mero é um peixe marinho que usa mangues e estuários como berçários, o que pode ter feito o animal ser levado até o tanque de camarões.

"Quando são bem pequenininhos, eles vão para dentro do mangue para crescer. Provavelmente nesse momento ele acabou entrando dentro do espaço de cultivo [de camarão], e, depois que encheram os tanques, não parou de trocar água e ele acabou ficando ali dentro mesmo", explicou.

O biólogo disse também que o animal provavelmente permaneceu em uma situação confortável, se alimentando dos próprios camarões ou de peixes menores.

"Como tinha comida, sempre tinha camarão e peixe pra ele comer, ele foi ficando e crescendo", reforçou.

Guilherme Longo disse que, no ciclo normal de vida, os peixes da espécie Mero costumam voltar para o mar cerca de 5 ou 6 anos após o período no estuário. O retorno ao mar é para reprodução e, nessa fase, eles já tem cerca de 1 metro de comprimento.

Causas da morte

O biólogo explicou também que a falta de oxigênio é uma das possibilidades que podem ter causado a morte do animal.

"Talvez em algum momento ele ficou grande demais e acabou morrendo, provavelmente, por essa questão de falta de oxigênio, já que camarão geralmente é criado em densidades muito altas. Então, pode ter sido por alguma variação de qualidade de água que ele acabou morrendo", disse.

Outras possibilidades, no entanto, não são descartadas. "Ou ele tentou sair e acabou ficando preso em algum lugar, e acabou morrendo. Não dá pra saber", considerou.

Peixe encontrado em fazenda

O peixe de cerca de 200 kg foi encontrado morto em um canal de abastecimento de uma fazenda de produção de camarão em Pendências, região Oeste potiguar, na manhã de terça-feira (5).

Segundo o engenheiro de pesca da fazenda, Ítalo Mendes, o canal onde o peixe estava tem cerca de 20 anos. "Não temos como dizer quanto tempo ele passou aqui", explicou.

"Existem outros peixes no canal, mas a gente nunca tinha visto um desse tamanho. Nunca tinha acontecido isso aqui", reforçou.

Funcionário de fazenda mostra tamanho do peixe encontrado na manhã desta terça-feira (5) no interior do Rn

Cedida

O canal da fazenda de carcinicultura, uma das maiores do país, conta com bombas no estuário - uma área atingida pela maré - que capta a água para produção de camarão.

Segundo o engenheiro, o peixe já estava em estado de decomposição e foi enterrado.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV