LivreTV

Potiguares nascidos no dia 29 de fevereiro brincam com comemoração só a cada quatro anos: 'Igual Copa do Mundo'

.

Por LivreTV Notícias em 29/02/2024 às 12:40:24
Data só aparece no calendário em anos bissextos, caso de 2024. Potiguar de 52 anos só comemorou aniversário na data de nascimento apenas 13 vezes. Davi Firmino comemora aniversário de 52 anos nesta quinta-feira (29)

Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi

E seu aniversário só existisse a cada quatro anos? Isso é o que acontece com as pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro, data que só ocorre nos anos bissextos.

Potiguares que fazem aniversário nesta quinta-feira (29) dizem que vão aproveitar a ocasião rara para comemorar o aniversário na sua verdadeira data de nascimento.

Caso de Davi Firmino de Lima, que completa 52 anos nesta quinta-feira (29), mas brinca ao afirmar que está completando 13 anos - número de vezes em que a data apareceu no calendário desde o seu nascimento.

"Perguntaram porque eu não faria a festa no sábado, porque todo mundo estaria folgando, mas se só uma vez a cada quatro anos tem dia 29, e caiu na quinta, vou comemorar na quinta. Por que eu faria no sábado tendo a oportunidade de fazer a festa no dia 29?", questionou.

Anos bissextos

De quatro em quatro anos, fevereiro tem um dia a mais no calendário. Isso acontece porque a Terra leva cerca de 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos para dar uma volta completa ao redor do sol.

Essas horas "extras" vão se acumulando até que a soma resulta em 24 horas a mais, amortizadas no calendário em um único dia do ano bissexto, em 29 de fevereiro.

É o caso de 2024, que tem 366 dias ou invés de 365.

"É algo inusitado, algo diferente, realmente especial. Inclusive na folha de aniversariantes do mês no trabalho botam dia 28, porque só tem dia 29 a cada quatro anos, igual à Copa do Mundo", diz Davi Firmino.

É possível mudar data?

Davi conta que, quando nasceu, sugeriram que seu pai registrasse sua data de nascimento no dia 28 de fevereiro ou primeiro de março, mas ele recusou. "Ele podia ter colocado uma data diferente, mas insistiu. Nasceu dia 29, tinha que ser dia 29. Então considero super especial", afirmou.

De acordo com uma legislação federal de 2012, a Declaração de Nascido Vivo (DNV) - documento emitido após o nascimento e usado para realização do registro civil - deve apresentar nome e prenome, sexo, data, horário, município de nascimento e os dados da mãe. Isso não permitiria mudança da data de registro.

Aniversário a cada quatro anos

O estudante Antônio Robledo comemora 16 anos nesta quinta-feira (29). Apesar disso, essa é somente a quarta vez na vida em que ele comemora o aniversário efetivamente no dia em que nasceu, dia 29 de fevereiro.

Antônio Robledo, de 16 anos, comemora aniversário no dia 29 de fevereiro pela quarta vez na vida.

Reprodução

"Geralmente eu comemoro no dia 1º de março, ou a gente deixa para fazer alguma coisa no fim de semana mais próximo. Mas dessa vez vou sair com a família e os amigos hoje mesmo (quinta, 29). Não vou poder comemorar muito porque estou na preparação para as provas", conta o estudante do 2º ano do ensino médio.

De acordo com ele, muitas pessoas não acreditam na data de aniversário e sempre é necessário apresentar algum documento. "Um professor uma vez pediu para ver minha identidade", lembra.

A mãe de Antonio, Luciana Santos, conta que o filho estava programado para nascer em março de 2008, porém a bolsa estourou na manhã do dia 29 de fevereiro daquele ano, surpreendendo a família.

"Acho que ninguém se programa para que o nascimento aconteça nesse dia, por esse fato, por causa do dia de aniversário, mas ele veio bem, veio com muita saúde, que é o que importante", conta.

Em nenhum momento os pais pensaram em mudar a data de nascimento no registro de Antonio, segundo Luciana. Ainda de acordo com ela, a família não deixa de fazer a célebre piada com o estudante, dizendo que ele está completando quatro anos em 2024.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV