LivreTV

Vacinação da Covid-19 é incluída em calendário nacional e Natal reforça imunização de crianças menores de 5 anos em janeiro

.

Por LivreTV Notícias em 11/01/2024 às 13:09:28
Cerca de 70% das crianças aptas à vacinação na cidade não foram imunizadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Dose pediátrica da vacina da Pfizer

Edmilson Tanaka/Divulgação

A vacina Covid-19 pediátrica foi incluída no calendário nacional de vacinação infantil desde o dia 1º de janeiro e, por isso, Natal anunciou a intensificação da imunização para crianças menores de cinco anos no município.

Na capital potiguar, das cerca de 23.949 mil crianças aptas a serem imunizadas, apenas 30% receberam alguma dose da vacina contra a doença (aproximadamente de 7.1847 mil crianças), segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

"A vacina Covid-19 pediátrica agora entra para o calendário de vacinação infantil, e vai fazer parte das vacinas de rotina obrigatórias que as crianças devem tomar, então é importante que os pais ou responsáveis procurem um dos nossos pontos e regularizem a imunização de seus filhos", afirmou Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

A imunização é destinada para crianças com idade a partir de seis meses e menores de cinco anos que não tomaram nenhuma dose da vacina contra Covid-19, ou que não tenha completado o esquema vacinal com as três doses do imunizante, respeitando os intervalos de quatro semanas, entre a 1ª e a 2ª dose; e de oito semanas entre a 2ª e a 3ª dose.

As crianças que completarem o esquema com as três doses da vacina não vão precisar tomar outras doses do imunizante em 2024.

No caso de crianças com idade superior a 5 anos, devem receber uma dose de reforço em 2024 apenas as que integram os grupos prioritários como imunocomprometidos; as que apresentem comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua.

Onde se vacinar

Segundo a prefeitura, para se vacinar, os usuários do SUS do município podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, ou um dos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

As salas de imunização contam com todas as vacinas de campanha e de rotina do Calendário de Vacinação, com os imunizantes contra a Covid-19; Febre Amarela; Varicela (catapora); Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); DTP (difteria, tétano e coqueluche); dT(difteria e tétano); dTpa (para gestantes); influenza; VOP/VIP (Poliomielite); HPV (Vírus HPV); ACWY (meningites); Meningo C (meningite); Pneumocócica 10v (pneumonias); Rotavírus (infecção gastrointestinal), Pentavalente e Hepatites A e B.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV