LivreTV

Sem açúcar, glúten, lactose e conservantes: O que vai no cardápio do restaurante para bebês que fica no RN

.

Por LivreTV Notícias em 03/01/2024 às 07:58:25
Empresa foi aberta em 2015 e fica localizada em Natal. Proposta é oferecer "comida de verdade" para os bebês, segundo a proprietária. Primeiro restaurante para bebês do Brasil fica no RN

Redes sociais/@petitpoti

Comidinhas sem sal, sem açúcar, sem glúten, sem lactose, sem corantes e sem conservantes. É o que oferece o Petit Poti, restaurante para bebês que fica localizado em Natal, capital do Rio Grande do Norte. De acordo com a proprietária, Nathália Gröner Coronado, a empresa é a primeira desse tipo no Brasil.

A ideia foi criada e desenvolvida em 2015 por Nathália, que é jornalista por formação, em conjunto com uma pediatra e uma nutricionista. Em 2018 ela comprou as partes das sócias e, atualmente, é a única proprietária da Petit Poti.

"A gente via essa necessidade de oferecer para os pais uma opção para quem não sabe, não pode ou não quer cozinhar para os filhos, mas quer oferecer uma comida de qualidade. Na época, não existia nenhuma opção. Só tinha aquelas papinhas industrializadas, que não eram mais recomendadas. E aí nós fomos estudar, ver as possibilidades, e inventamos a Petit Poti", contou.

Nathália Gröner Coronado criou a Petit Poti em 2015, em conjunto com uma pediatra e uma nutricionista

Cedida

De acordo com a empreendedora, a proposta é oferecer "comida de verdade" para os bebês, sem produtos industrializados. Uma comida que a mãe, o pai, a cuidadora ou a avó fariam se soubessem ou se tivessem tempo de cozinhar.

"Nós fazemos a comida como deve ser feita em casa, do zero. Fazemos o nosso fundo de vegetal, o nosso caldo de carne, de frango, molho de tomate, leite de côco... tudo é feito do zero, com ingredientes 100% naturais", afirmou.

Depois de prontas, as comidinhas são conservadas em forma de cubinhos congelados. "Foi um método que nos permitiu crescer em produção e torna para os pais ou para quem vai oferecer muito mais prático e econômico, por que o bebê vai comendo aos pouquinhos. Ele começa a comer na introdução alimentar, aos 6 meses, e vai aumentando os cubinhos gradativamente", explicou Nathália.

Comidinhas da Petit Peti são conservadas em forma de cubinhos

Cedida

As comidinhas da Petit Poti são separadas em ciclos. O primeiro, para bebês de 6 meses; o segundo, para bebês de em média 9 meses; e o terceiro, nomeado 'Ciclo Era uma vez', para bebês a partir de 12 meses de idade.

"As comidas são feitas de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, com o Conselho Federal de Nutrição e com a Organização Mundial da Saúde, tudo sem sal, sem açúcar, sem glúten, sem lactose, sem corantes e conservantes. Só, realmente, comida de verdade, com temperinhos de verdade. O ciclo Era Uma Vez tem uma pitadinha de sal, já recomendada a partir de 1 ano", disse a empreendedora.

Atualmente, a Petit Poti possui 30 produtos. Entre eles estão as comidinhas do dia a dia, uma linha de escondidinhos, cuscuzinhos, sopas e até sobremesas, como sorvetinhos e bolos, tudo 100% natural. Além do cardápio fixo, a empresa também tem os cardápios sazonais, como de Natal, de Páscoa e São João.

Petit Poti também tem cardápios sazonais, como de Natal, Páscoa e São João

Cedida

Além do restaurante, a empresa oferece outros serviços, como a venda de produtos congelados para pronta entrega e kits para viagens.

"Tem a lojinha, que o pai pode ir lá retirar a comida congelada e levar para casa; temos o restaurante para bebês, que os pais levam para fazer as refeições; também fazemos delivery, então entregamos nas casas, entregamos também para muitos turistas que nos procuram; e a gente também monta bolsas para potiguares que vão viajar. Fazemos toda a consultoria do tempo de viagem, colocamos gelo seco para viagens longas e mandamos a bolsa térmica com tudo prontinho. Além disso, nós oferecemos cursos de introdução alimentar para quem quer aprender a cozinhar para os seus bebês ou só para entender melhor o que funciona", listou Nathália.

Expansão

A Petit Poti tem crescido ano após ano. A empresa começou em uma sala na Avenida Norton Chaves, em Lagoa Nova, Zona Sul de Natal e atualmente funciona em um ponto maior na Avenida Rodrigues Alves, em Tirol, Zona Leste.

O Petit Poti, primeiro restaurante para bebês do Brasil, fica em Natal, capital do RN

Cedida

A empresa entrou em 2024 com novidades, reveladas em primeira mão pela proprietária ao g1.

"Nossa comida é ultra-congelada, então ela vai para um congelador ultra-rápido que congela a comida em 2 horas, coisa que um freezer convencional leva mais de 24 horas para fazer. Ele garante uma maior segurança microbiológica, melhor textura, melhor cor e melhor sabor pro alimento. Hoje nós temos um equipamento que tem capacidade de 15 kg por rodada, e acabamos de adquir um de 40 kg", contou a empreendedora.

Além do novo equipamento, Nathália também revelou que está começando a estudar a ideia de expandir os horizontes da empresa.

"Ainda não posso revelar nomes, mas estamos entrando em uma rede de supermercados muito importante do RN. Também estávamos em negociação com um grande shopping da cidade. Temos muitos pedidos de franquia e este é um ano que eu me abri para isso, para pelo menos estudar a franqueabilidade", revelou.

O novo ano também vem com novidades para os pais que desejam aprender novas receitas. "Traremos novos cursos, um para seletividade alimentar com foco no Transtorno do Espectro Autista e outro de lanches escolares, que muitos pais pedem", contou Nathália.

Empreendedorismo

A Petit Poti foi a primeira empresa de Nathália Gröner Coronado. Jornalista por formação com pós-graduação em Nutrição Infantil, ela foi a vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Microempresas em 2023.

Nathália Gröner Coronado, dona da Petit Poti, foi a vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Microempresas em 2023

Cedida

Mas o caminho para chegar aos dias atuais não foi fácil. Mesmo após a criação da empresa, Nathália precisou continuar trabalhando como jornalista para se manter.

"Eu tinha a Petit Poti, mas trabalhava em outros dois empregos pois ela ainda não me dava renda suficiente. Passei 4 anos tendo 3 empregos. Depois eu me desliguei das outras duas funções e hoje a minha empresa é minha única, exclusiva e principal fonte de renda", contou a empreendedora.

Além de Nathália, outras seis mulheres trabalham e dependem da empresa.

"Eu digo que a Petit Poti é uma empresa feminina, feminista. Eu só trabalho com mulheres, de preferência mães, por duas razões: primeiro, que é meu universo. Então, eu acho que nada melhor que uma mãe para cozinhar e apoiar outra mãe. E também para dar oportunidades, já que o mercado fecha tantas portas para as mulheres depois que elas são mães. Então eu quero fazer o contrário. Quero abrir esse mercado", declarou.

A Petit Poti possui seis funcionárias, todas mulheres

Cedida

De acordo com a dona da Petit Poti, 90% dos clientes da empresa são mulheres.

"É muito bom ver o aumento do interesse dos pais na alimentação e na vida dos bebês, mas a parcela maior responsável pela criança é feminina. Então, se estamos ajudando mulheres, primeiro temos que ajudar quem trabalha com a gente. Um dos meus pilares é cuidar de quem cuida", revelou sobre a escolha de trabalhar com mulheres.

Além de prezar pela contratação de mães, o cuidado com o meio ambiente e com as causas sociais também é um foco da Petit Poti. Em 2021 a empresa criou o Pequeno Potiguar, projeto de educação nutricional solidária para famílias em situação de vulnerabilidade social.

"Já fomos contemplados 3 vezes com o edital de 'Empresas de impacto social' do Sebrae, que é para empresas que obtém lucros mas que fazem o bem à sociedade e ao meio ambiente", contou a empreendedora.

Vídeos mais vistos do RN nos últimos 7 dias
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV