LivreTV

Detran-RN divulga calendário de pagamento do licenciamento de veículos em 2024; confira

.

Por LivreTV Notícias em 25/12/2023 às 10:44:27
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Taxa de R$ 90 obrigatória para todos os veículos do estado começa a ser paga em fevereiro para carros com placas de final 1 e 2. Trânsito em Natal, carros

Igor Jácome/g1 RN

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) divulgou o calendário de licenciamento de veículos para o ano de 2024. A taxa de R$ 90 é obrigatória para todos os veículos do Rio Grande do Norte - mais de 1,5 milhão.

Os primeiros vencimentos estão programados para o mês de fevereiro de 2024, abrangendo os veículos com placas de final 1 e 2.

Segundo o Detran, o valor do licenciamento não sofre reajuste desde 2019 e é o mais baixo entre os estados do país. Ele é cobrado independentemente do ano ou modelo do veículo.

O licenciamento tem um valor diferente do IPVA - Imposto sobre a propriedade de veículos automotores - cobrado pelo governo do estado com base no valor do veículo no mercado.

O calendário de pagamento do IPVA 2024 deve ser publicado ao longo da última semana do ano, segundo a Secretaria de Fazenda do estado.

Calendário do licenciamento de veículos 2024 no Rio Grande do Norte

O que é o licenciamento

O licenciamento é uma das taxas de pagamento obrigatórias para que o proprietário possa ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano vigente.

É exigido que o condutor tenha sempre esse documento em mãos (impresso ou digital) quando dirige veículo automotor. Ele deve ser apresentando nas blitzen e demais fiscalizações de trânsito.

Segundo o Detran, os valores recolhidos com o licenciamento são utilizados na manutenção física das instalações do órgão e nas ações operacionais da instituição

Como pagar

A quitação da taxa pode ser feita pelo Portal de Serviços do Detran. Com a página aberta, o cidadão faz um login (CPF + Senha), clica no botão "Veículo", seleciona a opção "Meus Veículos" e abre uma nova página com as informações do automóvel. Ao clicar no modelo do veículo, há um direcionamento para uma página contendo as informações detalhadas dele.

Nessa guia, basta acionar a aba "Listagem de Débitos" e logo em seguida é mostrada a relação de débitos, onde é possível emitir o boleto de pagamento.

No local, o cidadão tem acesso não somente aos boletos referentes a taxa de licenciamento, mas também ao IPVA e Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado.

Ao clicar no imposto que deseja pagar, o cidadão é direcionado para uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou às demais instituições bancárias.

Ainda é possível pagar a taxa nas agências PágFácil, bastando informar a placa do veículo. O pagamento pode ainda ser realizado via aplicativo do Banco do Brasil, informando placa e Renavam.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV