LivreTV

Processo de emplacamento de carros 0 km pode ser feito totalmente pela internet no RN, anuncia Detran

.

Por LivreTV Notícias em 04/12/2023 às 11:40:41
Serviço passou a valer nesta segunda-feira (4) para pessoas físicas, segundo o órgão estadual. Emplacamento de carro

Detran RN/Divulgação

Os donos de veículos 0 km no Rio Grande do Norte passaram a contar, nesta segunda-feira (4), com a facilidade de fazer o primeiro emplacamento de maneira 100% digital, por meio do celular ou do computador. O comunicado foi feito pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran).

Segundo o órgão, a novidade vai facilitar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e a liberação para confecção das placas veiculares.

"Estamos oferecendo ao cidadão a chance de fazer tudo de casa, sem precisar se dirigir ao Detran, evitando seus custos com deslocamento e diminuindo o tempo de espera", explicou o diretor-geral do Detran, Jonielson Oliveira.

No primeiro momento, o novo serviço está disponível apenas para pessoas físicas.

Segundo o Detran, somente em 2023 o estado teve 64.715 novos registros de veículos. O maior volume ficou com os carros, com 21.445 novos emplacamentos e 20.944 motocicletas.

A taxa para serviço de primeiro Registro de Veículos custa R$100 para veículos sem financiamento, e R$ 154 para veículos financiados.

Como fazer

Para ter acesso ao primeiro registro de veículo pelo portal de serviços do Detran, é necessário fazer login inserindo CPF e senha, depois clique em Veículo / Primeiro Emplacamento / Abrir processo de Primeiro Emplacamento.

O usuário deve informar os dados solicitados, preencher o número documento do proprietário, chassi do veículo e chave de acesso da nota fiscal, após isso, selecionar a categoria do veículo e clicar em "avançar".

Na tela seguinte, será necessário fazer a atualização cadastral e anexar, em formato pdf, um documento de identificação pessoal com foto, um comprovante de residência e a nota fiscal do veículo e clicar em "prosseguir".

Depois disso, o usuário deve conferir e confirmar os dados e clicar em "gerar processo". O usuário receberá um e-mail de confirmação com orientações para pagamento dos débitos referente ao processo.

"Para a finalização do processo é necessário quitar a taxa de Registro de Veículos e, pelo menos, a primeira Cota do IPVA", informou o Detran.

Para acessar os dados do veículo e débitos, é preciso acessar o ícone "Meus Veículos" e realizar o pagamento dos débitos. Após a baixa dos pagamentos, um novo email chegará ao usuário, com aviso de conclusão da auditoria.

Com o processo já auditado, o usuário deverá acessar o portal do Detran, na opção "Veículo > Meus Veículos", e clicar no botão de "Emissão de CRV e Código de Segurança". O proprietário poderá salvar o documento e imprimir.

O código de segurança ficará disponível apenas por 24 horas após a emissão.

Com o CRV emitido, o proprietário pode se dirigir a uma empresa emplacadora credenciada ao Detran de sua preferência. O pagamento é feito diretamente na empresa escolhida. A listagem completa das empresas está disponível no site do Detran (aqui).

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV