LivreTV

Vídeo de jiboia em praça de Chapada dos Guimarães (MT) durante curso para guias repercute como se ela tivesse surgido no local

Por LivreTV Notícias em 29/04/2022 às 12:49:33
Cobra fazia parte de um treinamento para guias de turismo. Um deles fez o vídeo e enviou para colegas em um grupo de WhatsApp e a mensagem acabou sendo distorcida, como se ela tivesse aparecido por conta própria. Jiboia em praça de Chapada estava sendo mostrada aos profissionais do ecoturismo

O vídeo de uma jiboia 'passeando' pela Praça Dom Wunibaldo, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, repercutiu nas redes sociais nesta semana e, ao contrário do que estava sendo espalhado, se tratava de um treinamento de um grupo de profissionais do ecoturismo sobre primeiros-socorros. O caso aconteceu na quarta-feira (27).

A informação que repercutiu dizia que o animal teria aparecido no local por conta própria, mas não. Ela tinha sido levada por um dos colegas dos profissionais do curso, como explica a guia de turismo Márcia Marisa Bortoluzzi, de 54 anos, que gravou o vídeo e enviou em um grupo de WhatsApp.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A jiboia estava sendo levada para ser devolvida ao habitat natural.

Cobra foi mostrada a um grupo de profissionais do ecoturismo durante curso de treinamento

Arquivo pessoal

Ela e outros profissionais participavam de um treinamento de preparação para o período de seca e baixa umidade durante as trilhas na mata, quando as cobras costumam sair com mais frequência.

Com isso, Márcia soube de um colega que estava resgatando uma jiboia e passaria ali pela praça onde eles estavam e pediu para ele mostrar a cobra ao grupo para que todos entendessem e visualizassem o animal, com objetivo de estimular a educação ambiental, em vez de reagir por impulso e matá-la.

"Eu pedi para ele levar ao grupo de guias de turismo para mostrar que a jiboia não oferece peçonha e não devemos matá-la, e sim resgatá-la", explicou.

Quem resgatou essa e outras cobras nos últimos dias foi o funcionário da Vigilância Epidemiológica do município, Bruno Marrafon.

"Ele estava vindo de uma aldeia, onde foi resgatar a cobra e ia soltá-la próximo a Chapada Ventura. Nunca teve cobra na praça. Era só uma transferência e eu tirei uma foto e postei no grupo do turismo. Alguém baixou o vídeo e viralizou com textos errôneos, dizendo que a cobra estava passeando pela praça e tiraram de contexto", disse.

LEIA TAMBÉM

MT registra mais de 260 resgates de animais silvestres na zona urbana neste mês

'BBB do Pantanal': Mais de 100 câmeras em árvores monitoram animais silvestres 24 horas por dia

Número de animais silvestres resgatados em áreas urbanas aumenta 35% em MT

Jiboia é resgatada pelos bombeiros em estacionamento de loja em MT; veja vídeo

Cobra é encontrada em encomenda dos Correios em MT

Animais silvestres na zona urbana

Nos três primeiros meses deste ano, o resgate de animais silvestres aumentou 35,6% em zonas urbanas. Ao todo, foram realizados 291 salvamentos, e 214 no ano passado, em igual período.

Em janeiro deste ano, o Batalhão Ambiental registrou mais de 260 resgates de animais silvestres em zonas urbanas. Em 2021, foram mais de 344 atendimentos por mês, totalizando mais de 4 mil ocorrências em que os animais foram encontrados em situação de risco.

Segundo o Batalhão, eles possuem 16 pontos de referência de resgate animal, sendo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a responsável pelo salvamento e tratamento de possíveis casos de maus-tratos, juntamente com instituições parceiras.
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV