LivreTV

Lei proíbe nomeação de pessoas condenadas por racismo em cargos comissionados no RN

Por LivreTV Notícias em 06/10/2021 às 14:13:44
Publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6), lei veda a nomeação de pessoas condenadas pelo crime no âmbito da administração pública direta e indireta. Governadoria do RN em Natal

Augusto César Gomes/G1

O governo do Rio Grande do Norte publicou na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial do Estado (DOE) uma lei que proíbe a nomeação de pessoas condenadas pelo crime de racismo em cargos da administração pública.

Segundo a lei, fica vedada "a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte".

Condenados por crimes contra agentes de segurança pública não podem ser nomeados

O projeto foi aprovado no dia 10 de agosto pela Assembleia Legislativa e sancionada nesta quarta-feira (6) pelo Poder Executivo. O projeto é de autoria do deputado Francisco do PT (PT).

O único artigo da lei veda a nomeação no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta, "bem como em todos os Poderes e Órgãos do Estado do Rio Grande do Norte, para todos os cargos de livre nomeação e exoneração".

A aplicação dessa lei deve ser considerada partir do trânsito em julgado da condenação até o comprovado cumprimento da pena pelo crime de racismo, segundo o documento.

Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN nos últimos 7 dias
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV