LivreTV

Água alaga ruas e invade casas em bairro de Tibau; prefeitura estuda decreto de emergência

.

Por LivreTV Notícias em 15/04/2024 às 14:06:24
Segundo população, ruas do bairro Emanuelas estão alagadas desde março. Alagamento em rua de Tibau, no RN

O cenário de ruas alagadas, casas com rachaduras e pisos cedendo preocupa moradores do bairro Emanuelas, em Tibau, no Oeste potiguar, desde março. Nesta segunda-feira (15), a prefeitura anunciou que pretende declarar estado de emergência por causa dos "impactos severos causados pelas condições climáticas adversas".

De acordo com a população, vários lotes foram vendidos ao longo das últimas décadas e só depois proprietários descobriram que os imóveis foram construídos em uma antiga lagoa natural, o que agrava o problema.

Maior reservatório do RN, barragem Armando Ribeiro chega a 74% da capacidade total

Após 13 anos, açude Gargalheiras inicia sangria e sertanejos comemoram com fogos e orações

É o caso da família da operadora de caixa Lara Viana, de 28 anos, que mora em Mossoró e comprou uma casa de praia nova na região há menos de um ano.

"Meu pai está usando o FGTS dele para pagar a casa. Era a realização de um sonho. São quase 40 anos de trabalho, juntando dinheiro, para realizar um sonho. E o poder público está dando as costas para a gente. Comprar uma casa e não poder nem entrar é muito triste, uma calamidade", reclamou Lara.

Imagem mostra rua alagada em Tibau, RN

Reprodução

Lara afirma que muitos moradores estão com as casas alagadas e já perderam vários objetos, além de móveis e eletrodomésticos.

A Rua Antônio de Almeida de Medeiros é uma das vias mais afetadas. 10 moradores participaram de uma reunião com a prefeitura na última quarta-feira (10) e disseram que receberam promessas de motores e equipes para retirar a água do local. No entanto, eles reclamaram que as ações não foram cumpridas.

Nesta segunda-feira (15), a prefeitura informou que instalou três motores na região, mas os moradores contestam a informação e dizem que apenas um foi instalado e que deixou de funcionar em menos de um dia de uso. Por conta própria, os moradores disseram que conseguiram outro motor para amenizar o problema.

Em nota, a Prefeitura de Tibau ainda informou que realizou uma visita ao local mais afetado e que o problema é um desafio histórico para a região durante períodos de grandes chuvas. ]

"A equipe da Prefeitura está empenhada em encontrar soluções imediatas e definitivas para reduzir os efeitos das inundações e assegurar a segurança dos cidadãos de Tibau", diz a nota.

A prefeitura ainda informou que agendou uma reunião para a próxima quarta-feira (17) com representantes de uma empresa especializada, a fim de elaborar um plano de trabalho que aborde as necessidades imediatas e prepare a cidade para futuras adversidades climáticas.

"Adicionalmente, será iniciado um processo licitatório para a aquisição de novos motores e bombas hidráulicas", pontuou.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV