LivreTV

Justiça nega ação popular de promotores que pedia fim do passaporte vacinal no RN

Por LivreTV Notícias em 26/01/2022 às 18:49:34
Promotores do MP ingressaram com ação como cidadãos e não representando a instituição, que cobrou a suspensão dos eventos de massa. Juiz entendeu que passaporte vacinal é medida de proteção à saúde que se enquadra na liberdade do Poder Público. Shoppings de Natal passaram a exigir passaporte vacinal na última sexta-feira (21), após decreto do município

Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

O juiz Geraldo Mota, da 4ª Vara de Fazenda Pública, negou nesta quarta-feira (26) uma ação civil pública, que tem como autores três promotores do Ministério Público do RN, que pedia a suspensão da cobrança do passaporte vacinal no estado.

O documento cobrava que o governo do RN, réu na ação, suspendesse a fiscalização (presencial ou remota), processos administrativos sancionadores, ou execução de sanções impostas contra as pessoas físicas não vacinadas contra a Covid e contra os estabelecimentos.

Os autores da ação são promotores do Ministério Público, mas ingressaram com uma ação popular, como cidadãos, e não representando alguma demanda da instituição.

LEIA TAMBÉM:

Internações em UTIs crescem 147% em 15 dias

Juiz dá prazo de 48 horas para governo do RN se posicionar sobre pedido do MP e Defensoria por suspensão de eventos

Número de adultos vacinados com 1ª dose aumenta quase 99% na semana após decreto de passaporte vacinal no RN

Vacinação reduz em quase cinco vezes a taxa de mortes por Covid no RN, diz Sesap

O MP informou que é a favor de medidas mais restritiva neste momento de alta de casos de Covid, inclusive ingressando com uma ação civil pública em que cobra na Justiça que o governo do RN suspenda os eventos de massa para conter o contágio do vírus.

Sobre a participação dos promotores nesta ação popular, o órgão disse que não vai se pronunciar.

Natal desobriga passaporte da vacina para bares e comercio

Decisão

No pedido, os promotores alegavam que “as disposições contidas nos referidos atos normativos implicam em entraves burocráticos que malferem diversos preceitos constitucionais, funcionando como meio indireto de conduzir os cidadãos refratários à vacinação contra o Covid-19, o que se mostra desproporcional ao caso concreto”.

Na decisão, o juiz fundamentou que , em momento de pandemia, "com resultados trágicos de milhares de mortes por todo o país, é preciso que o administrador tenha a liberdade de editar normas de combate a propagação do coronavírus, pois são os hospitais públicos que ficarão sobrecarregados com a velocidade em que se multiplica a transmissão do vírus".

Assim, destacou o juiz, "exigir o passaporte vacinal para se frequentar locais de grandes concentrações de pessoas, ao que me parece, constitui medida de proteção à saúde, que se enquadra na competência comum da União, Estados e Municípios”.

O magistrado Geraldo Mota explicou ainda que a situação demanda muita cautela e medidas enérgicas a serem adotadas pelo Poder Público de maneira coordenada.

"Essa realidade evidencia, portanto, uma situação de extrema excepcionalidade, que resulta no aumento da demanda no atendimento à saúde e em mudança em diversos setores da sociedade como forma de tentar coibir o avanço da doença", citou.

Município x Estado: duelo de decretos

O decreto publicado por Natal na terça-feira (25) desobrigou os estabelecimentos quanto a cobrança do passaporte vacinal. Essa medida contraria o que havia sido determinado pelo governo do RN na sexta-feira passada (21), quando passou a exigir a comprovação da vacinação em shoppings, lojas, bares e restaurantes, além de outros estabelecimentos fechados.

Segundo a prefeitura, o decreto foi editado visando controlar a disseminação do vírus e, ao mesmo tempo, "assegurar o livre funcionamento do comércio, pensando na geração de empregos e de renda e na manutenção da atividade econômica na cidade".

Wesley Safadão fez show para 4 mil pessoas na Arena das Dunas, em Natal

Divulgação

O município afirma que a medida permite o acesso da população aos serviços e ao comércio em geral, independentemente da comprovação do esquema vacinal, desde que atendidos os protocolos sanitários (clique AQUI e veja o decreto completo).

Após a prefeitura de Natal publicar o decreto que desobriga o comprovante vacinal, o governo do RN afirmou que a medida que cobra o passaporte vacinal continua sendo obrigatória em todo o Rio Grande do Norte.

"O governo entende que, assim como decisões judiciais já proferidas para dirimir dúvidas durante a pandemia, o passaporte vacinal continua obrigatório para todo o estado do Rio Grande do Norte, uma vez que prevalece, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, as medidas mais restritivas", afirmou o governo estadual em uma nota publicada no início da tarde.

Em nota, o governo do estado afirmou que tomou a medida diante do agravamento da pandemia e considerou que isso ampliou a vacinação. "A exigência da comprovação do ciclo vacinal foi responsável pelo aumento de 95,6% de vacinas aplicadas no último sábado (22 de janeiro), se comparado ao sábado anterior (15 de janeiro)", afirmou.

Vídeos mais assistidos do g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV