LivreTV

Sobe para 25 o nº de mortos em chuvas torrenciais na China

Por LivreTV Notícias em 21/07/2021 às 10:25:28
Chuvas são as mais fortes em mil anos, segundo autoridades meteorológicas chinesas. Doze pessoas morreram em uma linha de metrô que foi inundada em Zhengzhou, capital de Henan. Veículos presos após forte chuva em Zhengzhou, capital da província de Henan, na China, na terça-feira (20)

Chinatopix via AP

Ao menos 25 pessoas morreram na China, 12 delas no metrô de Zhengzhou, devido às chuvas torrenciais que autoridades meteorológicas do país dizem ser as mais fortes em mil anos.

Ainda há sete desaparecidos, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (21), e autoridades dizem que mais de 500 pessoas foram resgatadas da linha de metrô que inundou.

Imagens publicadas em redes sociais mostram os passageiros imersos dentro dos vagões, com a água na altura do peito (veja no vídeo abaixo), e estações que viraram rios.

Inundação na China deixa passageiros presos em vagões do metrô

Entre os 25 mortos estão quatro pessoas na cidade de Gongyi, que fica às margens do Rio Amarelo e é vizinha de Zhengzhou, após o colapso generalizado de casas e prédios por causa das chuvas.

As chuvas assolam a província de Henan desde sábado (17) e mais água é esperada para os próximos 3 dias. Em quatro dias, choveu o esperado para um ano inteiro em Zhengzhou (veja mais abaixo).

Cerca de 100 mil pessoas foram evacuadas na cidade, que fica a cerca de 700 km a sudoeste de Pequim e tem 12 milhões de habitantes (população similar à de São Paulo). O transporte ferroviário e rodoviário foi interrompido na cidade.

Ferrovias e rodovias também foram fechadas em outras partes da província, que tem cerca de 100 milhões de habitantes e é um importante centro de logística da China. Voos também foram atrasados ??e/ou cancelados.

1 ano de chuva em 4 dias

Pessoas tentam atravessar ruas alagadas após forte chuva em Zhengzhou, capital da província de Henan, na China, na terça-feira (20)

Chinatopix via AP

Mais de 617 milímetros de chuva caíram entre sábado (17) e terça-feira (20) em Zhengzhou, quase o equivalente à sua média anual de 640 milímetros, e os quatro dias de chuva corresponderam a um nível visto apenas "uma vez em mil anos", segundo meteorologistas.

As chuvas torrenciais na China ocorrem dias após mais de 190 pessoas morrerem na Europa devido a inundações e a ondas de calor nos Estados Unidos e no Canadá.

"Esses eventos climáticos extremos provavelmente se tornarão mais frequentes no futuro", afirmou Johnny Chan, professor de ciência atmosférica na City University de Hong Kong, à agência de notícias Reuters. “O que é preciso é que os governos desenvolvam estratégias para se adaptar a tais mudanças”.

"Os esforços de prevenção de enchentes se tornaram muito difíceis", afirmou o presidente chinês, Xi Jinping, em comunicado transmitido pela televisão estatal.

VEJA TAMBÉM:

Autoridades alertam para aumento de mortes ligadas às altas temperaturas no Canadá

Governo britânico emite novo alerta à população devido a onda de calor

Mudanças climáticas: Veja em 7 pontos como será a vida na Terra nos próximos 30 anos, segundo a ONU

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV