LivreTV

Natal conclui licitação para construir trincheira no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar

Por LivreTV Notícias em 27/04/2023 às 10:44:15
Previsão da STTU é que construção seja iniciada ainda no primeiro semestre de 2023. Cronograma prevê 10 meses de obra. Foto mostra nó no trânsito no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar (Arquivo)

Marina Gaspar

A prefeitura de Natal pretende começar a construir, ainda no primeiro semestre de 2023, uma trincheira no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar, no bairro Tirol, Zona Leste de Natal.

A licitação foi concluída e homologada no Diário Oficial do Município na última segunda-feira (24), ao custo de R$ 24,2 milhões. A empresa vencedora foi a Potiguar Locações e Eventos Eireli.

O prazo para início da obra não foi definido, porque ainda há trâmites burocráticos a serem concluídos, especialmente por envolver recursos federais, segundo explicou Newton Filho, diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Porém, o cronograma oficial prevê 10 meses de obras, entre a preparação das vias que servirão de desvio e a efetiva construção da trincheira.

Segundo Newton, a obra faz parte do plano de governo da atual gestão e é prevista há vários anos, como uma das alternativas para desafogar o trânsito, especialmente na avenida Alexandrino de Alencar.

"Não é uma discussão recente. Estudos de tráfego que foram contratados pela prefeitura identificaram que naquela região há picos acentuados e previsão de crescimento do tráfego nos próximos 10 anos. Sem a mudança, aquela região poderá colapsar", afirmou.

De acordo com ele, a prefeitura prevê intervenções em vários cruzamentos da avenida Hermes da Fonseca, no trecho que vai da avenida Alexandrino de Alencar até a avenida Amintas Barros.

Pelo cruzamento entre as avenidas Hermes e Alexandrino passam cerca de 60 mil carros diariamente e 200 mil pessoas, que são afetadas pelos congestionamentos, segundo a STTU.

De acordo com o diretor, um dos objetivos da obra é desafogar o trânsito no sentido a bairros como Nova Descoberta, que tem poucas opções de acesso devido a área do Parque das Dunas e concentra órgãos públicos, tribunais, comércios e vários imóveis residenciais.

Newton reconhece que a obra não vai resolver, a princípio, o problema dos congestionamentos na avenida Hermes da Fonseca, mas defende que ela será o primeiro passo para resolução dos problemas.

Sobre as críticas de comerciantes que atuam perto do cruzamento, preocupados com o impacto da obra e da presença da trincheiro sobre os negócios, Newton argumentou que a divergência é normal, mas que o município precisa agir visando o bem da maioria.

"Nunca há consenso nas modificações em uma cidade, mas é preciso enxergar, enquanto política pública, o que a maioria precisa. São 60 mil veículos, cerca de 200 mil pessoas afetadas diariamente por ausência de infraestrutura", considerou.

Com a conclusão da trincheira viária, veículos que seguirem pela avenida Alexandrino de Alencar passarão por baixo da avenida Hermes da Fonseca, sem esperar abertura de semáforos, como ocorre atualmente.

A construção da trincheira vai demandar diretamente cerca de R$ 17 milhões. O restante do recurso da obra será aplicado, segundo a STTU, no preparo das avenidas que funcionarão como desvios antes da obra e acessos importantes, após a conclusão dela, como é o cas da avenida São José. As vias receberão recapeamento, sinalização e serviços de acessibilidade.

Ainda de acordo com a STTU, a obra vai acontecer em formato de módulos a fim de evitar a interdição total do cruzamento, durante a construção da trincheira. Os desvios serão apresentados antes do início de cada fase.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV