LivreTV

Governo mantém proibição de público nos estádios de futebol do RN e define protocolos para atividades esportivas

Por LivreTV Notícias em 02/07/2021 às 15:30:28
Estádios de futebol no estado não recebem torcedores desde março do ano passado, no início da pandemia. Arena das Dunas, em Natal

Alexandre Lago

O governo do Rio Grande do Norte manteve a proibição de público nos estádios e eventos esportivos em todo o estado. A portaria com a renovação da medida foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (2). Além disso, o Executivo definiu protocolos para as atividades.

O documento cita que "fica proibida a presença de público em todos os eventos e competições esportivas, nas arquibancadas, em espaços que rodeiam o local da prática esportiva, em áreas privativas de circulação do local do evento e, inclusive, em camarotes, quando existirem, enquanto durar a situação de emergência em saúde no estado".

Além disso, a portaria reforça também que "é proibida, nos dias dos eventos esportivos e competições, a aglomeração de torcedores ou torcidas organizadas bem como sua entrada e a circulação no local do evento e competição".

Esses dois incisos que constam no documento são válidos enquanto durar a pandemia no estado.

Durante a pandemia, já foram registradas aglomerações de torcedores de ABC e América-RN em dias de confrontos pelo Campeonato Brasileiro e Campeonato Potiguar.

O futebol no Rio Grande do Norte, assim como em todo o Brasil, não tem público desde março do ano passado por conta da pandemia da Covid. A Confederação Brasileira de Futebol estima que um retorno gradual possa acontecer a partir de setembro, caso os indicadores de Covid sejam favoráveis, mas descarta prever um retorno.

Recentemente o governo do RN definiu um cronograma de retomada dos eventos no estado. A volta do público aos estádios, no entanto, não está atrelado a esse documento.

Nesta sexta-feira (2), o governo também renovou o decreto de calamidade pela pandemia no estado.

Retorno das atividades esportivas

A portaria, assinada em conjunto pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, estabelece medidas para a retomada de atividades esportivas, competições e treinos no Rio Grande do Norte.

O documento divide os esportes em três categorias: de rendimento, de participação e lazer, e educacional. Além disso, eles são divididos em outros quatro grupos do estilo da atividade, sendo individuais sem contato, individuais com contato direto, coletivos com pouco contato e coletivos com contato intenso.

Todas essas atividades foram tratadas na portaria tendo suas atividades atreladas aos indicadores da pandemia, que vão determinar se elas estão liberadas ou não (veja aqui o documento).

A portaria reforça a necessidade de utilização adequada e com medidas sanitárias dos trechos em comum para atletas e trabalhadores dos locais, como alojamentos e vestiários, além do monitoramento de atletas em relação à Covid.

Outros detalhes do decreto podem ser vistos no Diário Oficial do Estado.

Veja os vídeos mais assistidos do G1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV