LivreTV

Operação 'Risco Zero' da Receita Federal provoca fila de caminhões no Porto de Natal

Por LivreTV Notícias em 18/02/2022 às 17:25:33
Auditores fiscais determinam a pesagem de todas as cargas que vão para exportação. Caminhoneiros reclamam de demora e transtorno com engarrafamento na Ribeira. Operação 'Risco Zero' da Receita Federal provoca fila de caminhões no Porto de Natal

Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Auditores fiscais da Receita Federal iniciaram nesta sexta-feira (18) a Operação Risco Zero no Porto de Natal. A iniciativa que tem o objetivo de verificar 100% das cargas causou longa fila de caminhões nas proximidades do terminal, na região do bairro da Ribeira.

"Essa operação consiste na intensificação dos procedimentos de fiscalização. Algumas fiscalizações de cargas eram feitas por índices de amostragem. Esses índices foram aumentados. Nesta operação específica, determinamos a pesagem de todas as cargas que estão para exportação. Além do escaneamento, que é obrigatório, também é feita a pesagem dessas cargas", explica o auditor fiscal Maurício Santos.

Por ser mais minuciosa, a fiscalização se tornou mais demorada. "(A operação) Aumenta o processo de segurança do porto que é visado pelos criminosos que procuram o tráfico de drogas. Por outro lado, a gente sente que causa uma certa demora, natural, nesse procedimento de entrega de cargas".

A fila tem sido motivo de reclamação para os caminhoneiros. Muitos deles estão esperando desde a noite de quinta-feira (17) para descarregar os produtos no porto - a maioria de contêineres com frutas.

Operação 'Risco Zero' da Receita Federal provoca fila de caminhões no Porto de Natal

Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Além das avenidas Duque de Caxias e Hildebrando de Góis, o congestionamento de carretas atinge a Esplanada Silva Jardim e a Rua Almino Afonso, já no bairro das Rocas.

"Após o almoço, não entrou ninguém. Está tudo parado. Eles alegam que a máquina está quebrada", contou o caminhoneiro João Batista, que saiu de Mossoró. "Estamos aqui desde 20h de ontem (quinta-feira), sem previsão, sem banheiro, sem nenhuma assistência", completou.

Segundo Maurício Santos, esta fase da operação deve seguir até quarta-feira (23) em Natal, data prevista para a saída do navio Marseille, que chega ao terminal neste sábado (19).

A Operação Risco Zero está sendo realizada em portos de todo o Brasil e também é um protesto contra o ato do governo federal de ter reduzido em 50% o orçamento da Receita Federal, o que vai colapsar o órgão a partir do mês de maio, segundo a categoria.

Os auditores fiscais também entraram na Justiça para obrigar o governo federal a publicar os pedidos de exoneração das chefia do órgão. No Rio Grande do Norte, 12 chefes da Receita pediram demissão, mas apenas duas exonerações foram publicadas até agora no Diário Oficial da União.

Operação 'Risco Zero' da Receita Federal provoca fila de caminhões no Porto de Natal

Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Vídeos mais assistidos do g1 RN

.
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV