LivreTV

Beneficiários do Bolsa Família migram automaticamente para o Auxílio Brasil, diz Secretaria de Assistência Social de Natal

Por LivreTV Notícias em 22/11/2021 às 13:51:31
Apesar de orientação, longas filas se formam nos centros de referência de assistência social da capital. Fila no CRAS de Lagoa Azul, Zona Norte de Natal, na manhã desta segunda-feira (22)

Inter TV Cabugi/Reprodução

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Natal anunciou que os atuais beneficiários do Bolsa Família na capital potiguar migraram automaticamente para o programa Auxílio Brasil.

A informação foi divulgada pela pasta nesta segunda-feira (22), após o registro de várias filas de pessoas buscando atendimento nos centros de referência de assistência social (Cras). De acordo com o governo federal, o Rio Grande do Norte tem mais de 366,5 mil beneficiários.

Os atuais beneficiários do Bolsa Família não precisam fazer nenhum tipo de recadastramento, afirmou a pasta, em nota.

Segundo o município, diante da extinção do Programa Bolsa Família no mês de outubro e a implementação do Programa Auxílio Brasil com a Medida Provisória Nº 1.061/2021, a migração entre os dois programas será feita de forma automática.

"O Ministério da Cidadania informou que novos cadastros vão entrar em uma fila de espera e só serão liberados quando houver novas concessões. Não existe um prazo definido para a realização dessas concessão", afirmou ainda.

"Para evitar que a população se aglomere, tanto nas unidades do Cadatro Único, como dos Cras, reiteramos que as famílias já cadastradas não procurem esses locais até que haja nova orientação a respeito", disse a secretaria.

Apesar da orientação da pasta, uma grande se fila de formou na manhã desta segunda-feira (22) no Cras de Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal.

A dona de casa Ingrid Raiana tentava pela sexta vez atualizar dados do cadastro dela e dos dois filhos. Apenas 40 fichas foram distribuídas no turno e os usuários reclamaram que elas acabaram logo cedo.

"Estamos sem respota. Disseram que só no próximo ano. E para quem está bloqueado? Como vai ser essa situação? Ninguém vai receber? A gente tem filho em casa, a gente precisa agendar ou não vai receber", afirmou.

Após esperar mais de 7 horas na fila, ela desistiu do atendimento e voltou para casa.

Auxílio Brasil: o que se sabe sobre o novo programa social

O pagamento do Auxílio Brasil começou na última quinta-feira (17), para usuários com NIS com final 1. Veja o calendário de pagamento, que segue até o próximo dia 30.

Calendário do Auxílio Brasil

Economia g1

Como saber se eu vou receber? E quanto?

A concessão e o valor do benefício poderão ser consultados:

Pelo telefone da Caixa

Pelo aplicativo do Auxílio Brasil

Telefone Caix

Pelo telefone, o interessado deve:

Ligar para 0800 426 02 07

Digitar a opção 3 (Auxílio Brasil e demais programas)

Digitar a opção 4 (para saber se você foi incluído)

Digitar o número do CPF ou do NIS

Aplicativo Auxílio Brasil

O novo aplicativo substitui o antigo app do Bolsa Família. Quem já tinha o app do Bolsa deve apenas atualizá-lo para a nova versão, pela loja de aplicativos do próprio celular, caso a atualização não seja feita de forma automática.

Baixar o aplicativo

- clique aqui para instalar em celulares Android

- clique aqui para instalar em celulares Apple

Clicar em 'consultar'

Acessar o app usando

- a senha que já era usada no aplicativo do Bolsa Família, OU

- a senha do Caixa TEM, OU

- se cadastrar no aplicativo

Consultar o benefício

Como sacar?

Até a emissão de um novo cartão, os beneficiários poderão sacar o novo auxílio usando o cartão do Bolsa Família, da mesma forma que faziam com o antigo benefício.

Além disso, os benefícios serão pagos por meio das contas:

Poupança Social Digital (Caixa TEM, usada também para o pagamento do Auxílio Emergencial);

Conta Corrente de Depósito à vista;

Conta Especial de Depósito à vista; e

Conta Contábil (plataforma social do programa), usada apenas se o beneficiário não tiver nenhuma das anteriores.

Os canais para saque dos benefícios permanecem os mesmos: terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, além das agências da Caixa.
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV