LivreTV

Sesap anuncia aplicação da segunda dose da vacina da Janssen no RN

Por LivreTV Notícias em 16/11/2021 às 14:59:31
Intervalo para tomar a segunda dose é de dois meses do recebimento da primeira, que era chamada de dose única. Municípios estão autorizados pelo estado a aplicarem a partir de sábado. Vacinas da Janssen

Adrià Crehuet Cano/Unsplash

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta terça-feira (16) que vai dar início à aplicação da segunda dose da vacina da Janssen no Rio Grande do Norte. O imunizante foi o único utilizado na campanha de vacinação do Brasil como dose única.

A segunda dose da vacina foi anunciada pelo Ministério da Saúde também nesta terça.

De acordo com a Sesap, a aplicação da segunda dose está autorizada a partir do próximo sábado (20), já que uma carga destinada a isso será enviada pelo Ministério da Saúde na sexta (19).

Com a autorização da pasta estadual, cabe aos municípios organizarem os calendários para a aplicação. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) informou que só vai divulgar o início da aplicação da segunda dose da Janssen quando receber as doses.

O intervalo para receber a D2 do imunizante é de dois meses - e não cinco como nas doses de reforço das demais vacinas.

LEIA MAIS

Agência dos EUA autoriza dose de reforço para quem tomou Janssen

Dose de reforço da vacina da Janssen aumenta proteção

A D2 aplicada nas pessoas que tomaram a primeira dose de Janssen também será do mesmo imunizante e não de outro como acontece, por exemplo, com as doses de reforço.

Dose de reforço para todos adultos

O Ministério da Saúde também anunciou que está autorizada a aplicação da dose de reforço para todas as pessoas acima de 18 anos, que tomaram duas doses da vacina, após cinco meses.

Até então, a dose de reforço estava aprovada para os maiores de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

LEIA TAMBÉM

Por que é natural que a imunidade da vacina caia com o tempo

Europa voltou a ser epicentro da Covid-19: entenda

Ministério calcula doses para 2022, mas não divulga cronograma

A Secretaria Estadual de Saúde do RN, no entanto, informou que ainda não há previsão para iniciar a dose de reforço no restante da população, já que ainda não houve encaminhamento de doses específicas para isso por parte do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Natal também informou que aguarda a chegada de doses específicas para autorizar a dose de reforço nesse público.

Vídeos mais assistidos do g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV