Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Justiça

Presidente da Colômbia determina desbloqueios das estradas após protestos


O presidente colombiano também anunciou para 1º de julho a criação de uma proposta chamada Plano de Choque, voltada para o emprego. O governo pretende subsidiar 25% do valor de um salário mínimo para cada pessoa de 18 a 28 anos contratada. “Temos dialogado com os jovens e entendemos suas preocupações”, afirmou Duque.


A Colômbia enfrenta uma onda de protestos desde 28 de abril. Inicialmente, a população foi às ruas se posicionar contra uma reforma tributária apresentada no Congresso pelo governo de Iván Duque, que está no cargo de presidente desde agosto de 2018.

O projeto de reforma tributária não foi bem recebido. Primeiro, por ter pontos controversos como o aumento indireto de impostos sobre produtos e serviços básicos. Entre eles, a gasolina, que aumentaria de 5% para 19%. Até mesmo funerais sofreriam com aumento da taxação.

Setores da sociedade como sindicatos, movimentos sociais, povos indígenas, professores e organizações civis foram para as ruas para se opor à reforma. As cidades de Bogotá, Barranquilla, Medellín e Cali concentram a maior quantidade de manifestantes.

Internacional Justiça Colômbia Crise Na Colômbia Ivan Duque Iván Duque Márquez Protestos Na Colômbia Violência Na Colômbia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!