LivreTV

Chile elege legisladores que vão escrever nova Constituição

Por LivreTV Notícias em 17/05/2021 às 05:46:12

Em vídeo transmitido feita por meio das redes sociais na noite desse domingo (16.mai), Piñera disse que “os eleitores enviaram uma mensagem forte e clara ao governo e às forças políticas tradicionais, de que não estamos sintonizados adequadamente com as demandas e os anseios da população”.

O Chile foi palco de intensas manifestações em outubro de 2019 e a criação de uma nova Constituição foi uma das principais demandas do movimento social. O texto atual, de 1980, é visto por grande parte da população como base das desigualdades do país, por promover a privatização dos serviços básicos.

Ainda não há uma cifra oficial de comparecimento. Porém, de acordo com o Servel, mais de 6 milhões de votos foram emitidos, entre válidos, nulos e em branco. O país tem pouco menos de 19 milhões de habitantes.

A eleição deveria ter sido realizada em 11 de abril. Foi adiada por 5 semanas devido ao recrudescimento da pandemia da covid-19 no país. O número de novos casos diários voltou a subir em março e atingiu o ponto mais alto desde o começo da pandemia em 9 de abril: 9.151, segundo o medidor Worldometer.

Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV