LivreTV

Variante brasileira do coronavírus foi detectada em 48 países e territórios

Por LivreTV Notícias em 16/05/2021 às 18:42:17

A P.1 é considerada uma cepa do coronavírus com um maior potencial de transmissão. Cientistas calculam que a variante é de 1,4 a 2,2 vezes mais transmissível que as linhagens que a precederam. Não há provas, porém, de que seja mais letal.

Uma preocupação para a comunidade científica é a eficácia das vacinas contra as variantes do vírus. Um estudo com a vacina da Pfizer que afirma que o imunizante consegue combater todas as variantes conhecidas até o momento. Outras pesquisas estão sendo conduzidas pelo mundo para saber se as vacinas já produzidas até aqui vão conseguir combater as novas cepas.

Mas a maior transmissão também representa um perigo na evolução genética do coronavírus. Quanto mais o vírus circula, maior é a probabilidade de que novas mutações aconteçam. Colabora com isso o fato de a vigilância genômica, ou seja, o sequenciamento genético do vírus, ser feita de maneira falha no Brasil.

Em março, especialistas consultados pelo Poder360 afirmaram que a falta de restrições mais severas fez com que o Brasil se tornasse o ambiente perfeito para que o coronavírus evoluísse e se tornasse ainda mais perigoso. É o que muitos estão chamando de “celeiro de variantes“.

Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV