LivreTV

Pelo menos 10 municípios do RN atingem meta de imunização de crianças contra poliomielite; veja lista

.

Por LivreTV Notícias em 15/06/2024 às 11:24:59
Estado teve o maior número de municípios com meta cumprida e segunda maior cobertura entre unidades da federação, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados até a manhã deste sábado (15). Vacinação contra poliomielite

Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite - a paralisia infantil - foi encerrada nesta sexta-feira (14) com uma cobertura abaixo da esperada. A meta dos estados e municípios era vacinar 95% das crianças abaixo dos 5 anos de idade, mas apenas 10,5% foram imunizadas.

Segundo os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde até a manhã deste sábado (15), o Rio Grande do Norte foi o estado com maior número de municípios com meta atingida: 10, que representam cerca de 6% das 167 cidades potiguares. A campanha começou no dia 26 de maio.

O estado também ficou em segundo no ranking entre as unidades da federação com maior cobertura: 30,56% das crianças do estado foram vacinadas. Apenas o Espírito Santo vacinou um percentual maior da população (33,16%).

De acordo com as estimativas federais, o público-alvo da campanha era de 167,7 mil pessoas no Rio Grande do Norte. Porém, apenas 51,2 mil crianças foram vacinadas.

Até a manhã da última segunda-feira (10), no início da última semana da campanha, o RN tinha registrado apenas 17% de cobertura vacinal contra a poliomielite.

Veja cidades do RN que atingiram meta de vacinação

Caiçara do Rio do Vento - 105,39%

Parazinho - 104,12%

Galinhos - 101,53%

Pedra Grande 101,21%

Jandaíra - 99,2%

Timbaúba dos Batistas - 98,70%

Pedra Preta - 98,17%

Frutuoso Gomes - 98,03%

Umarizal - 96,06%

Martins - 95,88%

O estado ainda teve outros cinco municípios com cobertura acima dos 90%.

Por outro lado, segundo os dados do Ministério da Saúde, a capital potiguar, Natal, vacinou apenas 5,74% do seu público alvo, na campanha - o segundo menor percentual entre os municípios do estado.

Em Mossoró, segunda maior cidade potiguar, a cobertura foi de 20%. Em Parnamirim, a cobertura foi de 19,22%.

A poliomielite é uma doença causada por vírus que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, atinge o sistema nervoso central. A vacina é apontada como única forma de evitar a doença.

"A gente sabe que existe uma negativa das vacinas hoje em dia. Outro fator é a não identificação da doença. Os pais atuais são de uma geração que não viu pessoas com paralisia, que não teve acesso a pessoas doentes", considerou Diana Rego, coordenadora de vigilância em saúde da Secretaria Estadual de Saúde, na última segunda (10), ao explicar o motivo para a baixa cobertura vacinal.

Ainda de acordo com ela, os municípios que mais vacinaram foram aqueles que realizaram busca ativa pelas crianças.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV