LivreTV

RN tem segundo maior percentual do país de municípios geridos por mulheres, aponta IBGE

Por LivreTV Notícias em 26/12/2022 às 18:46:19
Durante a pesquisa, estado tinha 38 cidades administradas por prefeitas mulheres, um percentual de 22,8% cidades do RN. Apenas Roraima tem um percentual maior. Sede da Prefeitura de Areia Branca: município é um dos que é gerido por uma mulher no RN

Divulgação/Site da prefeitura de Areia Branca

O Rio Grande do Norte é o segundo estado do país com maior percentual de municípios geridos por prefeitas.

O fato é apontado nas pesquisas de Informações Básicas Municipais e Estaduais, divulgadas pelo IBGE nesta segunda-feira (26).

A pesquisa indicou que o estado potiguar tinha, em 2021,o total de 38 dos 167 municípios geridos por prefeitas, gerando um percentual de 22,8% das cidades do RN.

Com esse percentual, o RN só fica atrás de Roraima, que registrou 26,7% das cidades sendo administradas por prefeitas. A média brasileira é de 12,1%.

LEIA TAMBÉM

Confira os prefeitos eleitos nos 167 municípios do Rio Grande do Norte

A taxa no estado, no entanto, é menor do que em anos anteriores, quando já chegou a registrar mais de 45 cidades com gestão executiva feminina, segundo a pesquisa.

Gráfico divulgado pelo IBGE mostra evolução no número de mulheres nas prefeituras no RN

Divulgação

De acordo com a análise do IBGE, desde o início da pesquisa, em 2001, a proporção de prefeitas dobrou em todo o país.Apesar disso, o órgão ainda considera pequena a representatividade feminina no comando do executivo municipal.

Segundo o Instituto, em todos os anos em que a pesquisa foi realizada, a Região Nordeste apresentou o maior percentual de prefeitas, e as Regiões Sul e Sudeste, os menores.

Recursos da Lei Aldir Blanc foram distribuídos por 82% dos municípios

Entre outros pontos analisados na pesquisa, um deles apontou que em 2021 cerca de 82% dos municípios potiguares distribuíram recursos da Lei Aldir Blanc - isso representa 137 dos 167.

O Nordeste foi a região com maior percentual de municípios que conseguiu distribuir os recursos provenientes dessa lei, com 71,3%.

Dentre os estados nordestinos, o RN ficou em terceiro lugar no ranking daqueles que mais distribuíram recursos para a cultura provenientes da Lei Aldir Blanc. Nacionalmente, o estado ficou em quarto lugar, atrás de Rio de Janeiro (90,2%), Pernambuco (86%) e Ceará (83,2%).

A Lei Aldir Blanc tem como objetivo fornecer auxílio financeiro, de forma emergencial, ao setor cultural, fortemente afetado pela situação de calamidade pública causada pela Covid.

Vídeos mais assistidos do g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV