LivreTV

Fotógrafo registra torcida da população de capitais do Nordeste pelo Brasil na Copa: 'Vira um evento'

Por LivreTV Notícias em 07/12/2022 às 13:29:14
Em projeto pessoal, Diogo Zacarias viajou a Recife, João Pessoa e Natal nos jogos das primeiras fases da Copa do Catar. Imagens são publicadas nas redes sociais. Meninos torcem pelo Brasil em Natal

Diogo Zacarias

Trabalhando há 12 anos com fotografia, Diogo Zacarias, de 34 anos, colocou um projeto pessoal em prática no início da Copa do Catar e viajou a algumas capitais do Nordeste para registrar a torcida da população pela seleção brasileira no mundial. O resultado do trabalho começou a ser publicado nas redes sociais do profissional.

Crianças vestidas de verde e amarelo, pinturas nas ruas, cerveja e a comoção causada pelo futebol foram algumas das cenas que atraíram o olhar do fotógrafo de Campinas, São Paulo.

Torcedor de Natal comemora gol do Brasil

Diogo Zacarias

"Foi uma coisa que eu pensei alguns meses antes de começar a Copa, acompanhando a comoção, porque a Copa no Brasil atinge muitas pessoas, é muito transversal na sociedade, mobiliza pessoas de todas as idades, classes sociais, de todos os lugares. Achei que seria legal a oportunidade, registrando essa atenção que a população dá para a copa, como a galera se organiza, porque vira um evento e o país para. Isso me motivou", relatou.

Diogo não conhecia a região Nordeste. Para aproveitar a experiência, passou cerca de cinco dias em Recife, onde acompanhou a primeira partida do Brasil na Copa; outros cinco dias em João Pessoa, onde assistiu mais um jogo; e uma semana em Natal, onde fotografou a torcida em dois jogos.

Torcedor no Beco da Lama, em Natal

Diogo Zacarias

Na capital do Rio Grande do Norte, o fotógrafo contou com ajuda de amigos que o recepcionaram para escolher os dois locais populares de concentração de torcida: o Beco da Lama, na Ribeira, e o bairro das Rocas; ambos na Zona Leste da cidade.

Para ele, um dos resultado do projeto é a comprovação de que as cores verde e amarelo voltaram a ter significado para além da política.

"As fotos mostram essa relação dos cidadãos com as cores verde e amarelo, que ficou estigmatizada nos últimos anos pelo uso político. A ideia também é mostrar que as cores do nosso país não pertencem a um ou a outro campo político, mas sim a todos os brasileiros e brasileiras", considerou.

Torcedores se reúnem no Beco da Lama, em Natal, para assistir aos jogos do Brasil na Copa

Diogo Zacarias

Fotógrafo há 12 anos, Diogo Zacarias trabalhou com repórter de jornal, cobriu eventos, já atuou como fotos institucionais e foto-documentário.

"O legal da fotografia da rua é que você consegue se aproximar das pessoas de maneira genuína, para passar o sentimento. No beco da lama eu conheci dois meninos, primos, um que estava com a camisa amarela e outro com uma azul, brincando super empolgados, na primeira Copa que têm idade para acompanhar. Nas Rocas, sem querer, conheci a Edinalva, que idealizou os enfeites de rua, concebeu a organização que cria um senso de comunidade ali", contou.

Segundo o fotógrafo, o projeto inicialmente visa as redes sociais, mas poderá virar algo maior, caso o Brasil garanta um hexacampeonato. Caso o país avance para as próximas fases, o fotógrafo também pretende registrar a torcida em capitais do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Diogo afirma que sempre busca pegar o contato das pessoas fotografadas para enviar as imagens para ela. "Fotografia pressupõe troca, alguma relação, algum afeto, de certa forma", disse.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV