LivreTV

Mostra de Cinema de Gostoso une arte e transformação social com cursos de formação em audiovisual

Por LivreTV Notícias em 09/11/2022 às 18:21:14
Alunos do curso produziram e exibiram dois curtas na Mostra. Evento aconteceu de 4 a 8 de novembro e contou com a exibição de 23 filmes, além da realização de seminários, debates e palestras, registrando um público no total de mais de sete mil pessoas. 9ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso contou com a exibição de 24 filmes entre longas e curtas

Rogério Vital

A 9ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso terminou nesta terça-feira (8) com o anúncio dos filmes vencedores da mostra competitiva. Foram cinco dias de evento com exibição de 13 curtas-metragens e dez longa de 12 estados brasileiros. Além da arte, a Mostra deixa para a cidade com pouco mais de 10 mil habitantes um legado de transformação social com os Cursos de Formação Técnica e Audiovisual.

Os cursos acontecem desde 2013, ano da primeira edição da Mostra de Cinema de Gostoso. Ao longo de três meses, os alunos participam de oficinas de Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção de Arte, Direção e Fotografia.

Dos cursos, nasceu o Coletivo Nós do Audiovisual - grupo formado pelos jovens alunos que descobriram no audiovisual uma oportunidade de crescer tanto profissional quanto pessoalmente. Ao final das aulas, eles produzem seus próprios curtas-metragens, que são exibidos na Mostra de Cinema de Gostoso todos os anos.

Cristina Lima é agente de saúde na cidade e em 2022 participou pela primeira vez do curso. Ela dirigiu o curta 'Arrebentação', uma ficção gravada com moradores de Gostoso.

Cristina Lima é agente de saúde na cidade e em 2022 participou pela primeira vez do curso de formação e audiovisual

Fernanda Zauli/g1

"Fazer parte de um projeto como esse na nossa cidade, e ver um filme produzido por nós nessa sala de cinema a céu aberto é muito emocionante. Essa experiência vai entrar pra minha história. Eu nunca tinha visto o outro lado do cinema. É mágico. Eu quero continuar", relatou.

A realização dos cursos é considerada um pilar essencial da Mostra.

"Não existe a Mostra se não existirem os cursos. Simples assim", disse Eugênio Puppo, idealizador e organizador do evento.

Outro curta produzido pelos alunos do curso de formação foi o documentário 'Barraqueiros' que conta um pouco do processo de retirada das barracas da Praia de Tourinhos.

"São os moradores da cidade contando a história da cidade. É diferente, é a nossa realidade na tela. Foi uma emoção grande ver meu pai contando a história dele", disse Lucas Ribeiro, filho de Luiz Pescador, um dos personagens retratado no filme.

Curta 'Barraqueiros' retrata o processo de retirada das barracas da praia do Tourinhos

Fernanda Zauli/g1

9ª edição

A Mostra de Cinema chega a 9ª edição consolidando cada vez mais seu espaço no cenário cultural do Nordeste. Em 2022, o festival recebeu um número recorde de filmes inscritos: foram 927 obras de todas as regiões do país.

"Nós temos uma equipe de cinco pessoas que trabalha nessa curadoria e estamos sempre buscando trazer filmes que possam dialogar com a comunidade local e dar espaço para o cinema independente", explicou Matheus Sundfeld, diretor e curador da Mostra. A escolha dos filmes da Mostra de Cinema de Gostoso em 2022 foi elogiada pelo público, jornalistas e críticos de cinema que prestigiaram o evento.

Este ano, na sessão especial de abertura o público teve a oportunidade de assistir ao longa 'Marte Um', filme brasileiro indicado para concorrer a uma vaga no Oscar 2023. No dia seguinte à sessão, a atriz Camila Damião conversou com o público em um debate promovido na Pousada dos Ponteiros. Ela falou sobre o filme e o encantamento com a Mostra de Gostoso.

"Meu sonho sempre foi levar cinema para a minha comunidade e quando eu cheguei aqui e vi aquela tela na praia eu percebi que é possível. De certa forma, isso aqui é a realização de um sonho", disse a atriz.

Debates e palestras

Além da exibição dos filmes, a Mostra de Gostoso conta com debates com diretores, produtores, atores e fazedores de cinema de um modo geral. Esses momentos são abertos ao público e todos têm a oportunidade fazer perguntas e interagir com os profissionais.

"Eu fico até sem acreditar que estou tendo essa oportunidade. É uma troca muito rica. Ouvir os depoimentos deles, aprender mais sobre como nasce um filme, o processo de produção, é uma experiência incrível. Participar disso tudo é muito inspirador", disse a estudante de audiovisual da UFRN Ana Clara Ribeiro, de 18 anos.

Para o diretor da Mostra, Eugênio Puppo, o projeto tem alcançado o objetivo de formação de público. "A Mostra tem também esse pilar de formação de público e nesses nove anos isso evoluiu muito. Na primeira mostra que fizemos aqui a gente acredita que muitas pessoas da cidade - e até das cidades vizinhas - nunca tinham ido ao cinema. E agora eles têm aqui, na praia, a mostra com filmes selecionados, que passaram por uma curadoria rigorosa e que dialogam também com a realidade deles", diz.

Ao todo foram cinco dias de exibições, além da realização de seminários, debates e palestras, registrando um público no total de mais de sete mil pessoas que passaram pela Mostra.

Confira os vencedores

Sergio de Carvalho recebe o prêmio das mãos de Eugênio Puppo e Matheus

Rogério Vital

Troféu da crítica

Longa-Metragem - A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes

Curta-Metragem - Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo, de Guilherme Xavier Ribeiro

Melhor longa júri popular

A filha do Palhaço, de Pedro Diógenes

Melhor curta júri popular

Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante

Menção honrosa

Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho

9ª Mostra de Cinema de Gostoso

Rogerio Vital
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV