LivreTV

Prefeitura contrata associação para estudo sobre transporte público de Natal

Por LivreTV Notícias em 17/08/2022 às 17:33:19
Entidade deverá apresentar soluções para atendimento emergencial das áreas desassistidas por causa de linhas devolvidas no município. Ônibus passa em frente à sede da Prefeitura de Natal

Igor Jácome/g1

A Prefeitura de Natal contratou uma associação, sem licitação, para realizar um estudo sobre a rede de transporte público da cidade. O valor é de R$ 526 mil.

Entre os objetivos, a entidade deverá apresentar soluções para atendimento emergencial das áreas desassistidas por causa de linhas devolvidas pelas empresas desde o início da pandemia.

O extrato do contrato foi publicado nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial do Município e deverá ser republicado por incorreção. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), o estudo deverá durar quatro meses e não seis, como informado no documento publicado.

O acordo firmado prevê prestação de serviços de consultoria especializada para a realização de estudos, relatórios e apresentação de propostas de modelagem para o sistema de transporte público coletivo de passageiros da cidade.

Ainda de acordo com o município, o objetivo da contratação é melhorar a prestação do serviço e garantir "modicidade tarifária" (tarifa a custo baixo, ou módico), assim como obter uma proposta de transição da rede no sistema atual para a rede projetada pela STTU.

Neste mês, a prefeitura adiou mais uma vez, sem dar novo prazo, a licitação do transporte público de Natal. A capital potiguar nunca teve licitação e o serviço é operado de maneira "precária", com empresas ofertando serviço por meio de autorização do município.

LEIA MAIS

Prefeitura de Natal anuncia novo adiamento da licitação do transporte público por causa do custo da tarifa

Natal divulga lista de permissionários que vão assumir linhas de ônibus suspensas

Transportes alternativos podem assumir linhas suspensas por empresas de ônibus até o fim de agosto em Natal

Empresas devolveram um terço das linhas de ônibus de Natal desde o início da pandemia

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), contratada pelo município, é uma entidade privada em fins lucrativos sediada em São Paulo. Segundo a prefeitura, a instituição também vem realizando estudos em outras capitais, como Recife.

A secretária de mobilidade, Daliana Bandeia, afirmou que a entidade vai trabalhar com os dados colhidos pela STTU diariamente, como as informações de GPS, bilhetagem eletrônica, além de informações colhidas em pesquisas da UFRN para fazer um mapeamento sobre a rede de transporte de Natal.

Questionada se também seriam levadas em considerações as informações colhidas com moradores de todas as regiões da cidade, durante reuniões realizadas no ano passado, a secretária afirmou que o conteúdo também será analisado, no entanto, as reuniões foram realizadas inicialmente para um diagnóstico prevendo a licitação do transporte municipal.

Já o contrato, atual, de acordo com a secretária, é para medidas emergenciais, de curto prazo, porque a cidade teria muitas áreas não atendidas pelo serviço, atualmente.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV