LivreTV

Transportes alternativos podem assumir linhas suspensas por empresas de ônibus até o fim de agosto em Natal

Por LivreTV Notícias em 09/08/2022 às 16:34:24
Número de permissionários interessados é menor que o de vagas disponíveis. STTU prevê reunião na próxima semana, para que classificados escolham linhas. Usuários do transporte público tentam entrar em alternativo em Natal (Arquivo)

Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Permissionários do transporte alternativo de Natal deverão começar a operar, até o fim de agosto, as linhas de transporte público abandonadas pelas empresas de ônibus durante a pandemia da Covid-19. O número de interessados, no entanto, é menor que o de linhas disponíveis.

A expectativa da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) é chamar na próxima semana, para uma reunião, os permissionários que demonstraram interesse e atenderam aos requisitos do chamamento público feito pelo município.

Em junho, cumprindo decisão da Justiça, a STTU abriu o chamamento público para que permissionários do transporte alternativos demonstrassem interesse em operar uma das 34 linhas suspensas.

A convocação previa autorizações em caráter temporário e precário para operação de até 144 veículos nas 35 linhas. Cada permissionário poderia se cadastrar para operar com até dois carros em duas linhas diferentes.

No entanto, apenas 29 permissionários se cadastraram. Segundo o município, a lista dos classificados por ordem de pontuação deve ser publicada nos próximos dias. O número de classificados pode ser ainda menor, a depender da aprovação, ou não, dos documentos apresentados.

"Após a publicação da ordem de classificação, faremos uma sessão presencial, possivelmente na próxima semana, onde serão apresentadas as linhas e, por ordem de classificação, eles vão dizer quais querem operar", explicou o secretário adjunto de transporte, Lincon Werner.

Após a escolha das linhas, os veículos deverão ser vistoriados, antes de começar a operar. O secretário adjunto acredita que as novas operações poderão começar até o fim do mês, mas considera que isso também depende dos permissionários.

"A gente vai solicitar deles o prazo para vistoria dos veículos, para que eles passem a operar. É possível que sim, que seja até o fim de agosto, mas vai depender também da capacidade deles", pontua.

Prefeitura de Natal anuncia novo adiamento da licitação do transporte público por causa do custo da tarifa

Uma das linhas que já tiveram interesse demonstrado por permissionários, segundo o secretário, é a 19, que ligava moradores da Zona Oeste de Natal aos bairros do Alecrim, Ribeira e Cidade Alta.

Na segunda-feira (8), moradores do bairro Bom Pastor fecharam a BR-226 e queimaram pneus em protesto que cobrava o retorno do serviço.

Para o presidente do Sindicato de Transportes Opcionais de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sintoparn), Nivaldo Andrade, os permissionários estão prontos para começar a operação. Ele acredita que mais motoristas terão interesse nas operações das linhas após o primeiro chamamento.

"O número de interessados nesse momento não vai preencher o total de linhas. É de interesse da população de Natal que, depois desse primeiro, haja outros chamamentos. Eu acredito que pós-chamamento, o restante da categoria vai despertar", considerou.

Ainda de acordo com Nivaldo, a categoria também cobra a unificação da bilhetagem para o sistema como um todo, para os ônibus e alternativos. Em Natal, os ônibus operam com um sistema de bilhetagem eletrônica e os alternativos com outro, mesmo cobrando o mesmo valor de tarifa: R$ 3,90 para pagamentos no cartão e R$ 4 em dinheiro.

Sobre a possibilidade de novos chamamentos, o secretário adjunto da STTU, Lincon Werner, considerou que qualquer decisão sobre o tema seria prematura. "A gente quer ver primeiro como vai acontecer esse chamamento. Seria prematuro prever se haverá outros", pontuou.

Quanto à bilhetagem eletrônica, o secretário considerou que a unificação depende de acordos entre os permissionários e a empresa Natal Card. "Nós temos notícias que alguns opcionais que já estão credenciados", considerou.

Linhas oferecidas pela STTU

Linha 1 - 6 veículos

Linha 07-A - 5 veículos

Linha 12/14 - 4 veículos

Linha 13 - 4 veículos

Linha 17/78 - 9 veículos

Linha 18 - 1 veículo

Linha 19 - 5 veículos

Linha 20 - 6 veículos

Linha 23/69 - 2 veículos

Linha 27-A - 4 veículos

Linha 30-A - 2 veículos

Linha 31 - 11 veículos

Linha 31-A - 1 veículo

Linha 34 - 5 veículos

Linha 36 - 6 veículos

Linha 41 - 7 veículos

Linha 41-B - 3 veículos

Linha 44 - 10 veículos

Linha 48 - 6 veículos

Linha 57 - 2 veículos

Linha 61/62 - 4 veículos

Linha 63-A - 3 veículos

Linha 65 - 5 veículos

Linha 66 - 5 veículos

Linha 68 - 7 veículos

Linha 76 - 2 veículos

Linha 81 - 4 veículos

Linha 85 - 6 veículos

Linha 585 - 2 veículos

Linha 591 - 3 veículos

Linha 592 - 1 veículo

Linha Corujão A - 1 veículo

Linha Corujão B - 1 veículo

Linha Corujão C - 1 veículo

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV