LivreTV

Após vistoria, CREA recomenda isolar região onde parte de estrutura de passarela caiu em Natal

Por LivreTV Notícias em 21/07/2022 às 16:53:24
Conselho destacou a medida como forma de evitar acidentes e considerando a grande quantidade de transeuntes no trecho da avenida. Uma parte da estrutura metálica caiu no dia 14 de julho. Passarela tem oxidação e corrosão acentuadas, aponta relatório

Divulgação

Um relatório de vistoria preliminar do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA) apontou a necessidade de intervenções "em caráter de emergência" na passarela da Avenida Nevaldo Rocha, no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal, de onde uma parte da estrutura desabou há cerca de uma semana.

O CREA aponta que a medida é urgente para evitar acidentes. Dessa forma, foi proposto no relatório o isolamento da área "considerando o grande número de transeuntes no local".

O relatório foi feito motivado exatamente diante da queda de parte da estrutura no dia 14 de julho. A própria passarela - que é de responsabilidade de Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) - já está interditada para passagem de pedestres há alguns anos.

A vistoria apontou que a estrutura metálica possui "um estado de oxidação e corrosão acentuada, porém passível de recuperação se for realizada de imediato a sua intervenção". Caso isso não ocorra, reforça o relatório, a estrutura "deverá ser desmontada".

"Também de forma conclusiva podemos afirmar que o estado crítico de algumas partes da estrutura que foram verificadas durante as inspeções não possuíram manutenção e vistoria periódica necessários, que somados à falta de tratamento superficial adequado integralizam o quadro histórico das causas das ocorrências encontradas", concluiu o CREA.

Trecho com corrosão e oxidação

Divulgação

De acordo com o Conselho, a passarela tem cerca de 17 anos e não tem "registro de manutenções preventivas, objetivando verificar e avaliar o estado de segurança e conservação da estrutura metálica a fim de registrar e indicar, se necessário, as intervenções necessárias".

O CREA informou ainda que já em 11 de janeiro de 2019 enviou um relatório de fiscalização recomendando a interdição total da passarela "em virtude do péssimo estado de conservação de sua estrutura metálica, pois não oferecia as condições mínimas necessárias a segurança dos usuários e dos cidadãos que passam por baixo na avenida, bem como o imediato desmonte ou recuperação da passarela".

Trecho rompido por corrosão acentuada

Divulgação

Na avaliação feita nesta semana, o Conselho constatou que a prefeitura iniciou o processo de recuperação da estrutura pelo guarda corpo da passarela, mas o serviço foi paralisado.

Dessa vez, não houve análise em laboratório dos materiais empregados na estrutura, como os tipos de aço, solda e parafuso, assim como realização de inspeção no local com ultrassom, líquido penetrante ou outro teste nas soldas e perfis estruturais. Houve apenas a inspeção visual dos elementos, segundo o CREA.

Queda de estrutura

Motorista mostra pedaço de metal que caiu da passarela das Quintas, em Natal

Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Um pedaço da estrutura metálica da passarela da avenida Nevaldo Rocha caiu sobre a via no dia 14 de julho no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal. Ninguém ficou ferido.

O caso preocupou testemunhas, que disseram que o objeto tem mais de um um metro de cumprimento e pesa entre 5 e 8 quilos.

Os moradores da região consideraram que a peça poderia ter atingido um veículo ou pedestres na via, que é um dos principais acessos entre a Zona Oeste e Zona Norte da capital. Segundo o motorista por aplicativo Cícero Neves, o caso aconteceu por volta das 10h.

"Caiu do lado direito de quem vem no sentido ao viaduto da Urbana. Por sorte, as pessoas e os carros passando na hora estavam na faixa lado esquerdo. Caiu próximo à calçada. Poderia ter acontecido um acidente grave", afirmou. "Isso é muito perigoso. Tem que tirar essa ferralheira daqui. Isso pode causar uma acidente feio", acrescentou.

Pedaço de metal cai de passarela sobre avenida em Natal

Após a queda, a peça foi recolhida e serrada por pessoas que trabalham em uma oficina mecânica na região.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV