LivreTV

Chuvas do fim de semana superam média esperada para todo o mês de julho no Leste potiguar

Por LivreTV Notícias em 04/07/2022 às 13:34:24
A média esperada pela Emparn era de 176 milímetros, mas as chuvas superaram os 200mm. Chuvas do final de semana causaram transtornos à população

Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

As chuvas registradas nos primeiros dias de julho superaram a média esperada para todo o mês de julho no Leste potiguar.

De acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as chuvas superaram os 200 mm, enquanto a expectativa para a região era um acúmulo de até 176,8 mm.

O número, segundo o chefe de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, tem explicações no aquecimento do oceano Atlântico. Foi registrado um aquecimento de 1,5 ºC, elevando a temperatura para 28,4 ºC. O panorama só acarreta em chuva por estar associado com ventos de Leste que atuam na costa do Nordeste.

LEIA MAIS

Prefeitura de Natal decreta situação de calamidade pública por causa das chuvas

Chuva alaga ruas, abre crateras e invade casas em Natal

VÍDEO: Motorista abandona carro pela janela após ficar preso em alagamento em Natal

Após cratera se abrir, trecho da BR-226 em Natal é interditado por tempo indeterminado

A Emparn destaca que, apenas na capital potiguar, foram registradas precipitações na casa dos 235 milímetros nos quatro primeiros dias do mês, 10mm a menos do que a expectativa para o mês.

Além de Natal, outros 64 municípios potiguares atingiram ou se aproximaram do volume de chuvas para o sétimo mês do ano.

Vídeo mostra homem abandonando carro pela janela após ficar preso em alagamento

“Outra chuva como essa ocorreu 30 de julho de 1998 quando em um só dia choveu 253,2mm na capital potiguar", comentou Bristot.

A forte chuva acarretou em transtornos para a população. A Defesa Civil de Natal atendeu aproximadamente 50 chamados por causa das fortes chuvas que caíram sobre a capital potiguar no fim de semana.

Ao todo, 12 lagoas de captação de água transbordaram neste domingo (3), alagando ruas e invadindo casas. O abastecimento foi suspenso em oito bairros da capital devido aos danos causados pelas chuvas.

Lagoa de captação do Preá, em Nova Descoberta, transbordou no final de semana

Cedida

Previsão

Após as fortes chuvas do final de semana, o tempo na capital potiguar ficou aberto. A expectativa da Emparn é que o tempo se mantenha assim até a quarta-feira, quando a empresa prevê a incidência de chuvas que podem superar os 50 milímetros. Já no final de semana, as chuvas podem voltar a aparecer, porém em menor intensidade.

Previsão dia a dia

04/07/22 - segunda-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

05/07/22 - terça-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

06/07/22 - quarta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

07/07/22 - quinta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

08/07/22 - sexta-feira - Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões.

09/07/22 - sábado - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral.

10/07/22 - domingo - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral.
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV