LivreTV

Brasileiro lamenta mais um dia de tentativa frustrada para sair da Ucrânia: 'fé que nossa hora vai chegar'

Por LivreTV Notícias em 27/02/2022 às 10:53:36
Jogador Edson Fernando cita 'decepção enorme' por não ter autorização para entrar na Polônia na madrugada deste domingo (27). ''Quase quatro dias sem sequer tirar o tênis do pé, sem tomar banho'. Jogador de futebol Edson Fernando ainda não conseguiu deixar a Ucrânia

Reprodução

O jogador de futebol Edson Fernando, de 23 anos, ainda não conseguiu autorização para entrar na Polônia. O sábado (26) foi mais um dia de tentativas de sair da Ucrânia por causa da guerra, mas no fim houve uma "decepção enorme", conforme relatou o atleta potiguar em uma rede social.

Edson deixou a cidade de Lviv, no Oeste da Ucrânia, ao lado do companheiro de equipe, Talles Brener, e Jéssika Ariani, namorada de Talles. Os três buscam juntos uma solução para chegar à Polônia e retornar ao Brasil o quanto antes.

"Só nós sabemos o que estamos passando esses dias aqui, cada humilhação, desaforo, nãos que a gente vem tomando uma hora vamos ser honrados. Tô com muito orgulho da nossa força e coragem pra enfrentar isso tudo", publicou Edson em foto com os amigos, às 5h20 deste domingo (27) - horário da Ucrânia.

"A cada oportunidade que temos de sair vibramos iguais crianças, mesmo sabendo que não temos certezas. Tenho fé que nossa hora vai chegar e vamos estar sorrindo com nossos familiares e amigos", completou.

O jogador do Rukh Lviv afirmou ainda que o grupo está há quatro dias "sem sequer tirar o tênis do pé". "Dá pra imaginar isso? Sim, quase quatro dias sem tomar banho, sem dormir em uma cama, apenas cochilos em alguma cadeira".

VEJA TAMBÉM

AO VIVO: Acompanhe em tempo real a cobertura sobre a invasão da Ucrânia

FOTOS: As imagens dramáticas do conflito no território ucraniano

VÍDEO: Prédio fica em chamas após ser atingido por avião

A alimentação também não tem sido fácil.

"Somente hoje (sábado) comemos algo mais constante que foi um peito de frango, outros dias era só chips de batata e biscoito recheado. A ignorância aqui na fronteira é muito grande, vocês não têm noção, tudo é motivo pra gritar com estrangeiros".

No desabafo, Edson fez questão de agradecer o "apoio de familiares, todos amigos, aos consulados de outros países que estão nos procurando pra ajudar e a todas as pessoas do mundo que está tentando ajudar a gente".

Em rede social, Edson Fernando fez novo desabafo sobre situação na fronteira com a Polônia

Reprodução

Por volta de 9h30 (horário de Brasília), em contato com amigos no Brasil, Edson disse que seguia na fronteira com a Polônia, sem previsão para sair da Ucrânia.

Brasileiro que tenta sair da Ucrânia relata dificuldade para entrar na Polônia: 'Disseram que só entram mulheres e crianças'

Brasileiro que tenta sair da Ucrânia relata dificuldade para entrar na Polônia

Drama

Edson Fernando deixou a cidade de Lviv com um grupo de colegas atletas em busca de refúgio na Polônia. Eles fizeram parte do percurso a pé, mas quando chegaram na fronteira da Polônia não conseguiram entrar.

"Falaram que só iam entrar crianças e mulheres; ai começou um tumulto. Tivemos que sair da fila, não tínhamos o que fazer", disse.

Neste sábado (26), o vice-ministro polonês do Interior, Pawel Szefernaker anunciou que cerca de 100 mil ucranianos cruzaram a fronteira para a Polônia desde o início do ataque russo.

Depois da negativa para entrar na Polônia, Edson continua próximo a fronteira. Em contato com a família ele contou que está dormindo ao relento e passando frio e fome.

"Meu filho está dormindo na rua. Ele só come meio dia em uma cafeteria que tem ali perto e depois compra um biscoito pra passar o resto do dia. Ele está passando fome e frio. Eu estou desesperada, quero meu filho de volta", disse Tarciane Pinheiro, mãe do jogador, que mora em Natal.

A mãe fez um apelo para que as autoridades brasileiras ajudem na retirada de Edson da Ucrânia. "Eu peço pelo amor de Deus que as autoridades façam alguma coisa. Meu filho só quer voltar pro Brasil".

Com os bombardeios e o congestionamento para sair da Ucrânia, ele e outros colegas do mesmo time decidiram enfrentar parte do caminho até a fronteira entre os dois países a pé, junto com um grupo de colegas atletas. O motivo foi o congestionamento de veículos na região.

Guerra na Ucrânia

A Rússia, com autorização do presidente, Vladimir Putin, iniciou na madrugada desta quinta-feira (24) uma ampla operação militar para invadir a Ucrânia. Há imagens de explosões e movimentações de tanques em diferentes cidades ucranianas. Putin disse às forças ucranianas que deponham as armas e voltem para casa.

"Quem tentar interferir ou, ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história", ameaçou. Veja no mapa abaixo.

Mapa mostra locais da Ucrânia que foram bombardeados em ataques da Rússia

Arte g1

A operação iniciou no leste da Ucrânia mas foi além da região de Donbass e diversas cidades ao longo de toda a fronteira ucraniana foram bombardeadas.

Jogador de futebol Edson Fernando, de 23 anos, deixou a cidade de Lviv, no Oeste da Ucrânia, com grupo de colegas atletas para tentar se refugiar no país vizinho.

Reprodução
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV