LivreTV

Aprenda a fazer uma receita de cuscuz cremoso com queijo coalho e requeijão

Por LivreTV Notícias em 13/02/2022 às 07:38:33
Receita do Inter TV Rural desta semana utiliza uma das comidas mais populares do nordestino de uma maneira mais incrementada. Cuscuz cremosos

Divulgação

O cuscuz de milho tem sua origem atribuída ao continente africano, mas a receita se popularizou no Brasil e principalmente no nordeste.

Por ser versátil, existem várias formas de prepará-lo e ele também combina com diversos acompanhamentos.

A receita exibida no Inter TV Rural deste domingo (13), mostra uma versão cremosa do cuscuz, com leite, queijo e outros ingredientes regionais.

Ingredientes

Massa

250 g ou meio pacote de flocão de milho

5 ovos

150 g de queijo coalho cortado em cubos grandes

50 ml ou 5 colheres de sopa de manteiga da terra

1 l e ½ de leite fervente

Sal a gosto

Cobertura

100 g ou ½ copo de requeijão cremoso

100 g ou ½ caixa de creme de leite

100 g de queijo coalho em cubos pequenos

1 pitada de sal

Modo de preparo

Vamos preparar a cobertura antes de iniciar o preparo. Em um recipiente vamos misturar o queijo coalho em cubos pequenos, o requeijão cremoso e o creme de leite. Misturamos tudo e reservamos.

O preparo do cuscuz começa pela fritura dos ovos. O ideal é fazer esse processo em uma panela espaçosa e funda, já que os demais passos da receita serão feitas dentro dela.

Vamos colocar um pouco de manteiga da terra e quando esquentar, adicionamos os ovos. Podemos temperar com um pouco de sal. Os ovos não devem ser mexidos. Vamos deixar eles fritando até criar uma leve crosta nas bordas.

Quando isso acontecer, vamos adicionar o flocão de milho cru e vamos misturar, e continuar fritando por cerca de 2 minutos. Enquanto incorporamos os dois ingredientes, podemos colocar um pouco mais de sal.

Podemos acrescentarem seguida o restante da manteiga e misturar mais um pouco e na sequência o leite fervente deve ser adicionado na panela aos poucos. O leite deve ser fervente para acelerar o processo de cozimento da massa.

Vamos acrescentar o leite, sempre mexendo. É possível perceber que o flocão vai absorvendo o líquido, então sempre que isso acontecer, colocamos um pouco mais de leite.

É importante ir ajustando o sal, aos poucos. Vamos acrescentando leite, sempre mexendo, até que a massa esteja cozida.

Depois de cerca de 8 minutos, o aroma característico do milho cozinho começa a aparecer, mas é importante deixar um pouco mais até que o cuscuz fique cozido por completo.

Depois de aproximadamente 15 minutos, a massa começa a soltar do fundo da panela e já tem uma aparência mais uniforme. O ponto correto é que a massa fique macia e ainda mole, pois quando esfriar ela vai ficar um pouco mais firme.

Nesse ponto, vamos desligar o fogo e acrescentar os pedaços de queijo coalho em cubos grandes e vamos incorporando aos poucos.

Pegamos uma travessa, untamos com um pouco de manteiga da terra e em seguida vamos espalhar o cuscuz, logo após tirar a massa do fogo.

A cobertura feita no início deve ser derramada por cima do cuscuz já na travessa. Depois de espalhar, o cuscuz está pronto para servir.

Vídeos mais assistidos do g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV