LivreTV

Decreto da Prefeitura de Natal suspende shows e eventos sociais e desobriga comércio de exigir passaporte vacinal

Por LivreTV Notícias em 25/01/2022 às 08:36:33
Documento foi publicado nesta terça-feira (25) e contraria medida do governo do estado que exige passaporte vacinal em shoppings e outros tipos de comércio. Shoppings passaram a exigir comprovante vacinal contra a Covid na última sexta-feira (21) em Natal

Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Um decreto publicado pela Prefeitura de Natal nesta terça-feira (25), no Diário Oficial do Município determina a suspensão de shows e outros eventos sociais na capital potiguar e desobriga comerciantes de exigirem o comprovante vacinal para acesso de clientes aos estabelecimentos.

A medida do município contraria um decreto do governo do estado publicado na última terça-feira (18) e que entrou em vigor na sexta-feira (21). O documento estadual exige o passaporte vacinal para entrada em shoppings, cinemas, bares e restaurantes, bem como eventos.

Segundo a prefeitura, o decreto municipal foi editado após uma reunião realizada na noite desta segunda-feira (24) com o Comitê Científico Municipal, visando controlar a disseminação do vírus e, ao mesmo tempo, "assegurar o livre funcionamento do comércio, pensando na geração de empregos e de renda e na manutenção da atividade econômica na cidade".

Segundo o município, a medida assegura o acesso da população aos serviços e ao comércio em geral, independentemente da comprovação do esquema vacinal, desde que atendidos os protocolos sanitários.

O decreto também suspende a realização de festas, shows e eventos comerciais, mantém a proibição da circulação de pessoas nos espaços públicos sem o uso de máscaras de proteção facial, e ratifica o cancelamento da programação de eventos organizados pela Prefeitura para o carnaval 2022.

LEIA MAIS

Shoppings, bares e restaurantes passaram a exigir passaporte da vacina no dia 21 de janeiro

Taxa de ocupação de UTIs Covid chega a 70% na Região Metropolitana de Natal

Comitê de cientistas do RN recomenda cancelamento de grandes eventos

MP e Defensoria Pública acionam Justiça para que governo do RN proíba eventos de massa

Segundo o decreto, além das festas públicas, fica suspensa "a realização de festas, shows e eventos comerciais privados", uma vez que iriam contribuir para a aglomeração de pessoas, favorecendo o aumento da transmissibilidade da doença.

"As regras definidas no Decreto poderão ser revistas a qualquer momento de acordo com as taxas de transmissibilidade da Covid-19 em Natal", informou a prefeitura.

Veja o decreto aqui.

STF já decidiu contra decreto de Natal que flexibilizou medidas estaduais

Em maio de 2021, o ministro Alexandre de Morais (STF) invalidou parte de um decreto da prefeitura de Natal que flexibilizava regras previstas em decretos do governo do Rio Grande do Norte. Na época, a discussão era sobre o consumo de bebidas alcóolicas em bares e restaurantes em Natal e aulas presenciais nas escolas de ensino médio, proibidas pelo governo e liberadas pela prefeitura.

Na decisão, o ministro Alexandre Moraes levou em conta que, no enfrentamento à pandemia, todos os entes federativos possuem competência para legislar, entretanto, deve ter prevalência aquele ato normativo com medidas mais restritivas, desde que embasadas em parecer científico.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV