LivreTV

Centro de testagem para Covid registra fila com mais de 500 pessoas em dia de reabertura em Mossoró

Por LivreTV Notícias em 24/01/2022 às 11:26:36
Unidade no Ginásio Pedro Ciarlini estava fechada desde o ano passado e foi reativada para desafogar a demanda nas UPAs do município. Ginásio Pedro Ciarlini em Mossoró.

Hugo Andrade / Intertv Costa Branca

Uma fila com mais de 500 pessoas que esperavam por um teste de Covid-19 foi registrada na manhã desta segunda-feira (24) durante a reabertura do Centro de Testagem de Mossoró, na região Oeste potiguar.

O centro funciona no Ginásio Pedro Ciarlini e estava desativado desde o ano passado, mas precisou ser reaberto para desafogar o atendimento nas UPA"s.

“Nós retiramos das portas das UBS's essas pessoas que iriam só para fazer a testagem. Agora eles procuram o centro, já passam pelo médico, se for necessário, e já saem com as orientações de isolamento ou medicação”, explicou a secretária municipal de saúde, Morgana Dantas.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a orientação é que as pessoas só procurem o centro quando estiverem com 3 a 5 dias de sintomas suspeitos.

A aposentada Rosângela Silva estava com febre, dor de cabeça e na garganta. Procurou o centro e recebeu o resultado positivo para Covid-19. “Vou ficar isolada agora”, conta a idosa que já tinha tomado as três doses da vacina.

De acordo com o médico Henrique Marques que estava realizando os atendimentos no centro na manhã desta segunda (24), a maioria das pessoas que testa positivo está apresentando sintomas leves da doença.

“A maioria teve febre por um dia ou dois e com tosse e coriza. Por enquanto não estamos precisando encaminhar ninguém para unidade de saúde e nem hospital”, contou o médico.

De acordo com a SMS, nesse domingo (23), cerca de 60% dos testes feitos no município deram positivo pra Covid.

O município tem cerca de 20 mil testes em estoque e deve receber ainda essa semana mais 20 mil unidades pelo Ministério da Saúde.

A previsão da secretaria, é que o centro fique aberto, pelo menos, até o fim de fevereiro. O local funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Centros de testagem na Capital

Cemure - Natal

Geraldo Jerônimo / Intertv Cabugi

Em Natal, a capital do estado, os dois centros de testagem para a Covid-19 vem registrando aumento nos atendimentos desde o início de janeiro.

Um dos centro é o Cemure, localizado no bairro de Nazaré. De acordo com os funcionários, a média de atendimento nos últimos dias ultrapassa 500 pessoas. O Centro funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h com 3 médicos.

O outro ponto de testagem na capital é o Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte. Na manhã desta segunda-feira (24), cerca de 400 pessoas aguardavam para a realização de testes. O local funciona das 8h às 16h.

Reabertura de leitos

O aumento no número de casos positivos para Covid-19 também levou a um crescimento na ocupação de leitos em Mossoró e região Oeste. Na manhã desta segunda (24), a taxa de ocupação de leitos de UTI na região Oeste é de 58,5%, de acordo com o Regula RN. Em Mossoró, os 20 leitos de UTI Covid disponíveis estavam ocupados até a última atualização dessa reportagem.

Por causa do aumento da demanda, 10 novos leitos de enfermaria para pacientes Covid foram abertos nesta segunda (24) na Maternidade Almeida Castro. De acordo com Larizza Queiroz, interventora da Apamim, associação responsável pela gestão da unidade, a decisão de reabrir os leitos foi tomada após uma reunião entre a SMS de Mossoró e o governo do estado.
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV