LivreTV

Crise hídrica pressiona inflação e contém crescimento da economia, avalia Banco Central

Por LivreTV Notícias em 24/06/2021 às 09:04:08
Informação consta no relatório de inflação do segundo trimestre deste ano. De acordo com o governo, o volume de chuva registrado desde outubro é o menor dos últimos 91 anos. A crise hídrica pressiona a inflação neste ano e limita o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), avaliou nesta quinta-feira (24) o Banco Central por meio do relatório de inflação do segundo trimestre deste ano.

Em maio, o governo federal criou uma sala de crise e deu início à discussão de um plano de ações para preservar água nos reservatórios das principais hidrelétricas e, com isso, evitar o risco de escassez de energia.

Essa situação é resultado da falta de chuvas nas duas regiões nos últimos meses. De acordo com o governo, o volume de chuva registrado desde outubro é o menor dos últimos 91 anos.

Crise hídrica deixa contas de luz mais caras; entenda

O Banco Central subiu de 3,6% para 4,6% sua estimativa oficial para o crescimento da economia neste ano. Porém, informou que a crise hídrica é um dos fatores que geram incerteza e que limitam a alta da atividade em 2021.

"Entre os fatores que podem diminuir a taxa de expansão estão: risco de surgimento ou disseminação de novas variantes de preocupação do SARS-CoV-2; dificuldade para obtenção de insumos e custos elevados em algumas cadeias produtivas; e eventuais implicações da crise hídrica", informou.

A instituição avaliou, ainda, que a crise hídrica na bacia hidrográfica do Paraná pode ter implicações negativas para a geração de energia elétrica, com aumento de preços decorrente do maior acionamento de usinas termoelétricas — pressionando a inflação.

O BC admitiu, nesta quarta-feira, que a inflação deve ficar em 5,8% e estourar o teto do sistema de metas em 2021. "Destaca-se ainda como risco altista possível elevação do custo da energia elétrica maior do que a considerada em função da situação hídrica", informou a instituição.
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV