Publicidade

Após quase entrar em extinção, árvore que produz óleo de pau rosa passa por novo processo de extração

Por LivreTV Notícias em 12/10/2021 às 14:14:43
Linalol, substância extraída da planta, é usado como fixador de perfumes. Linalol, substância extraída da planta, é usado como fixador de perfumes.

globo reporter

Extraído da árvore de mesmo nome, o óleo do Pau Rosa é famoso na indústria da perfumaria e também quando o assunto é medicina caseira. O linalol, substância extraída da planta, é usado como fixador de perfumes.

E é esse o principal ingrediente de perfumes franceses que, inclusive, ganharam fama e foram eternizados por estrelas como Marilyn Monroe.

Mas a extração dessa essência quase levou o Pau Rosa a extinção. Estima-se que até 2002, cerca de dois milhões de árvore foram derrubadas em cerca de 10 milhões de hectares da Floresta Amazônica.

A árvore que já foi encontrada em toda a Amazônia, hoje só é possível ser vista em municípios, como, Parintins, Maués, Presidente Figueiredo e Novo Aripuanã.

E para manter as árvores em pé para as próximas gerações, empresários deram início à extração sustentável do óleo. A técnica que antes usava o tronco da espécie, hoje se debruça sobre as folhas, permitindo uma maior utilização da espécie.

Pau Rosa quase foi extinto por causa da extração descontrolada no Amazonas

Reprodução

Veja os vídeos mais assistidos pelo g1 Amazonas
Comunicar erro
Publicidade

Comentários

Publicidade