Publicidade

Seis modalidades estreiam em Tóquio e o Brasil tem chances em duas

Por LivreTV Notícias em 23/09/2021 às 19:19:40

Os Jogos Olímpicos de Tóquio terão 46 modalidades esportivas. E seis, vão ser disputadas pela primeira vez: Beisebol, Softball, Escalada Competitiva, Karatê, Skate e Surfe – as duas últimas com participação de brasileiros.

O beisebol, muito popular nos Estados Unidos, é disputado entre dois times, cada um com nove jogadores. É aquele jogo em que se bate na bola com um bastão. Já o Softball é uma variação do beisebol, com uma bola maior, e praticado principalmente por mulheres.

Outro esporte que estreia nos Jogos de Tóquio, e com brasileiros no páreo, é muito popular nas ruas das nossas cidades: o skate. Inventado na Califórnia, nos Estados Unidos, significa "surfe no asfalto".

O Brasil terá doze representantes. Seis homens e seis mulheres, em duas categorias: Street que oferece obstáculos imitando os encontrados nas ruas, como escadarias, corrimãos e rampas; e o estilo Park, praticado em pistas próprias, com inclinações verticais, para que os skatistas executem manobras.

O presidente da Federação Paulista de Skate, Roberto Massanero, destaca que o time brasileiro é muito forte, com reais chances de medalhas em Tóquio.

No Surfe, também estaremos muito bem representados, com quatro atletas de ponta: o bi-campeão mundial Gabriel Medina; Ítalo Ferreira, campeão mundial em 2019; Tatiana Wester Webb e Silvana Lima, duas vezes vice-campeã mundial. Nas redes sociais, Silvana falou da alegria por representar o Brasil nessa olimpíada, para ela é um sonho que se realiza.

Outro esporte que fará sua estreia nos jogos de Tóquio é a escalada esportiva. Inspirada no montanhismo, é uma modalidade recente, que começou na década de 1980. Os escaladores sobem por uma parede de 15 metros de altura.

E o Karatê, que tenta uma vaga desde os anos 1970, foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional a partir desta edição do Japão.

*Com produção de Dayana Vítor e sonoplastia de José Maria Pardal

Esportes Brasília Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde * Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional Olimpíada Tóquio 2020 segunda-feira, 19 Julho, 2021 - 16:03 2:51
Comunicar erro
Publicidade

Comentários

Publicidade