LivreTV

Renan Calheiros faz "pergunta de internauta" em CPI da Covid

Por LivreTV Notícias em 19/05/2021 às 13:02:24

A CPI da Covid no Senado está ouvindo o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A 1ª pergunta que foi feita por Renan com base nas mensagens que recebeu na rede social foi referente à base técnica para as ações do ministério. "Se o Ministério não seguia orientações da OMS [Organização Mundial da Saúde], quais eram as orientações que seguia naquele momento? Essa é uma pergunta de internauta", disse Renan.

Segundo ele, essa pergunta foi feita pelos familiares de vítimas da covid-19. Pazuello respondeu que o Brasil não era obrigado a seguir as orientações da OMS. "A OMS e a Opas [órgão para a saúde nas Américas] não impõem nada para nós, nossa decisão é plena. O Brasil é soberano para tomar as suas decisões em qualquer área, inclusive saúde."

O ex-ministro não explicou qual era a base técnica para as decisões do ministério, já que não seguiram as recomendações dos organismos de saúde internacionais.

Assista (1min19s):

Já em um 2º momento, Renan voltou a contar com a ajuda das redes sociais para questionar Pazuello. O senador questionou a resposta de Pazuello a uma fala do presidente Jair Bolsonaro em outubro de 2020.

Na ocasião, o então ministro tinha anunciado a compra de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Bolsonaro se pronunciou logo depois e disse que não compraria. Ao qu e Pazuello afirmou: "É simples assim, um manda e o outro obedece".

Essa não é a 1ª vez que as redes sociais e a CPI da Covid interagem. Renan já virou meme por sua atuação no colegiado. Suas perguntas para o ex-secretário de Comunicação do governo Bolsonaro Fabio Wajngarten fez com que ele se tornasse um dos senadores que ganham mais atenção nas redes durante as sessões.

Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV