Estudante foi umas das seis potiguares a alcançar a nota em 2023, mas não conseguiu ser aprovada no curso. Letícia Vicente da Silva tirou nota mil na redação do Enem 2023
Cedida
A estudante Letícia Vicente da Silva, de 18 anos, foi uma das seis potiguares que alcançou a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Moradora de Mossoró, a jovem tem o sonho de cursar medicina e por isso irá realizar o Enem mais uma vez este ano.
Apesar da nota mil, Letícia conta que não se surpreendeu em não ter sido aprovada em 2023, devido as outras disciplinas.
????Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
"Não fiquei tão surpresa. Eu fiquei mais surpresa com o quanto o mil subiu minha nota, mas as outras TRI's não valorizaram tanto, principalmente naturezas. Mas confesso que criei expectativas sim de que ia dar certo", contou.
A TRI mencionada pela estudante é Teoria de Resposta ao Item, ou seja, o algoritmo usado pelo Enem para corrigir e dar nota às questões da prova.
A nota de Letícia a faria entrar em vários outros cursos, como direito e medicina veterinária, mas a potiguar não quis abrir mão do sonho de estudar medicina. Durante o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a candidata colocou medicina e decidiu ficar na lista de espera.
"Eu não quis tentar outro, até conseguia passar em outros, mas quis ficar na lista de espera pra tentar a sorte", relatou.
Sobre o ano de estudos, Letícia comenta que conseguiu estudar, sem abrir mão de suas outras atividades.
"Foi ótimo. Consegui me dedicar bastante em estudar as minhas dificuldades, sair e continuar no esporte. Foi um ano tranquilo e hoje eu consigo ver a evolução que eu tive. Com certeza vou fazer a prova muito mais confiante que o ano passado", disse.
A estudante quer aplicar a nota para cursar medicina na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) ou na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), mas diz que "em qualquer uma já fico feliz".
Letícia diz acreditar que o Enem é uma prova de resistência e de coragem. "É muito mais do que só conteúdos, é sobre você ter estratégias para conseguir terminar em 5h uma prova de 90 questões", pontuou.
Para quem quer ir bem na redação, a jovem diz que é preciso ter a habilidade de aplicar seu conhecimento de mundo em repertórios socioculturais relacionados ao tema.
O g1 perguntou a estudante quais são as dicas para quem quer ir bem na prova e garantir uma nota alta como a dela. Confira as recomendações:
Revise tópicos importantes de cada matéria
Leia redações nota mil e observe conectivos interessantes
Lembre-se de fatos relevantes para aplicar na escrita
Mantenha a calma; é fundamental para o desempenho
Administre o tempo durante a prova
Faça primeiro as questões fáceis, depois as médias e, por último, as difíceis, priorizando as que você tem mais facilidade
Descanse nos sábados que antecedem a prova
Não tente estudar tudo o que não foi revisado
Faça atividades de lazer
Busque distrair a mente com coisas positivas.
"Acreditem no potencial de vocês e pensem que ainda tem muito tempo na vida para entrar na faculdade, não precisa de imediatismos. Um bom ano de estudos você já fez, agora é só enfrentar essa prova como mais um simulado. Desejo calma para todos e lembrem: a vida é muito mais que o Enem", completou.
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN