LivreTV

Prefeitura realiza um carnaval de números altamente positivos

Mais de 400 mil pessoas passaram por Pirangi nos 7 dias de folia que começou com a prévia de Durval Lelys, em 27 de janeiro, seguido da abertura com Xandy Harmonia e Taty Girl no dia 04 de fevereiro, continuando de 09 a 13 com muita folia nos polos de Pium e Pirangi.

Por LivreTV Notícias em 16/02/2024 às 13:48:08
Ana Amaral e Ney Douglas

Ana Amaral e Ney Douglas

Os números mostraram por si! Mais de 400 mil pessoas passaram por Pirangi nos 7 dias de folia que começou com a prévia de Durval Lelys, em 27 de janeiro, seguido da abertura com Xandy Harmonia e Taty Girl no dia 04 de fevereiro, continuando de 09 a 13 com muita folia nos polos de Pium e Pirangi.

A Sesdem (Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana), apresentou resultados significativos. Foram registrados 43 furtos de celulares, apreensão de 3 tornozelados descumprindo a determinação de horário fora de casa, 10 testes de alcoolemia realizados, sendo 1 em flagrante por embriaguez ao volante, 2 tráficos de drogas, 4 vias de fato, 3 ameaças, 4 TCOs de consumo ilegal de drogas e 1 extravio de documento. A segurança contou com um efetivo de 800 policiais, sendo eles da Guarda Municipal, que desempenhou um belo trabalho em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, além da segurança privada. A estrutura contou ainda com os agentes de trânsito que deram mobilidade ao fluxo de Pirangi e Pium. Para reforçar este efetivo, a prefeitura contou com mais de 30 câmeras de monitoramento, delegacia fixa, delegacia móvel, motos, viaturas e vários pontos de segurança instalados no corredor da folia.

A Selim (Secretaria de Limpeza Urbana), contou com 120 garis diários, que coletaram mais de 350 toneladas de lixo. Também foram recolhidas mais de 20 mil garrafas de vidro e trocadas por squeezes e copos plásticos. Isso tornou a Avenida mais limpa e segura. Foram instalados 80 contêineres e vários banheiros químicos, ao longo de toda a Avenida.

Já a Semur (Secretaria de Meio Ambiente), contou com 10 profissionais 24h, para fiscalizar o uso de paredões. No entanto, não registrou ocorrências. As poucas importunações foram resolvidas e não houve apreensão de paredão no período carnavalesco.

A Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), foi a responsável pelo cadastramento e fiscalização dos ambulantes durante o Carnaval. Vinte profissionais atuaram durante todo o evento.


Foi registrada a marca de 240 ambulantes no corredor da Avenida da Márcio Marinho na segunda-feira, mas o número médio de comerciantes por dia foi de cerca de 150 ambulantes.

A Sesad (Secretaria de Saúde), realizou uma operação preventiva para dar suporte ao Hospital Márcio Marinho. Para isso, montou um posto médico na Praça São Sebastião, atrás do palco da praça, com 1 médico, 1 enfermeiro e 4 técnicos de enfermagem. A estrutura disponibilizou uma ambulância com suporte médico avançado. No corredor da folia, na lateral do Paçoca de Pilão, ainda se encontrava uma ambulância de suporte avançado e com a mesma estrutura, mais outra ambulância no Comeu Morreu e uma outra disponível no Polo Pium.

O Hospital Márcio Marinho contou com duas ambulâncias, além de 3 médicos 24h, e toda equipe de técnicos e enfermeiros para atender o público que precisasse de atendimento médico. A Tenda da Saúde trouxe orientação e distribuição de preservativos masculinos e femininos. Os fiscais da Vigilância Sanitária, sendo eles e 3 servidores, orientaram os estabelecimentos comerciais e ambulantes quanto as boas práticas e manuseio de alimentos. O Contêiner da Vacina instalando na Márcio Marinho, contava com 3 servidores, sendo 2 enfermeiros. Num total de 200 profissionais da saúde estiveram envolvidos nesse Carnaval para atender, da melhor forma possível, o folião que escolheu o Carnaval de Parnamirim para se divertir.

A Setude (Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico), foi a responsável por toda elaboração e produção do evento. Mais de 100 pessoas envolvidas na realização do período momesco trabalhando nos dois polos. As 58 atrações incluindo nacionais e locais, brilharam nos trios, pranchões e palco do maior carnaval do estado. Não poderia ser diferente com as orquestras de frevo, subindo e descendo a avenida Márcio Marinho e também durante o dia na orla de Pirangi.

A Semas desempenhou um trabalho educativo durante o carnaval. O Conselho Tutelar e a Abordagem Social fizeram um trabalho de excelência, orientado e vetando algumas práticas ilegais de venda de bebida alcoólica a menores e ao trabalho infantil. Foram mais de 100 casos resolvidos e um trabalho árduo voltado para os pais na orientação e esclarecimento a menores de idade. Foram encontradas 33 situações de adolescentes fazendo uso de bebidas alcoólicas, 21 situações de trabalho infantil e 28 situações de negligência praticada pelos pais.

As chamadas ao vivo de várias rádios do nosso estado e a cobertura da Band e TV Metropolitano, foram o ápice para quem acompanhava de casa a transmissão em tempo real.

A alegria correu solta e fez a economia girar de forma segura, garantindo renda, gerando empregos diretos e indiretos com tranquilidade e com uma animação fora do normal.

Para este grande sucesso que foi o Carnaval de Parnamirim, mais de 1.274 profissionais envolvidos, cada uma em sua área específica, trabalharam para fazer um grande carnaval.

Texto: Rannier Lira

Fonte: ASCOM PMP

Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV