LivreTV

Coração chega da PB para transplante no RN em voo da FAB

.

Por LivreTV Notícias em 05/12/2023 às 16:52:26
Órgão foi escoltado pela STTU da Base Aérea de Natal, localizada em Parnamirim, até o hospital, na Zona Leste de Natal. Coração chega da PB para transplante no RN em voo da FAB

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Um coração que será transplantado no Rio Grande do Norte chegou da Paraíba na tarde desta terça-feira (5) em um vôo da Força Aérea Brasileira. A aeronave pousou às 15h na Base Aérea de Natal, em Parnamirim.

O órgão foi escoltado por 12 batedores da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) até o Hospital Rio Grande, na Zona Leste da capital, onde a cirurgia vai acontecer. A ação, de acordo com a STTU, foi uma "missão humanitária".

O transplante

O coração recém-chegado em solo potiguar já tem novo dono: José Valdson Florêncio de Souza, de 34 anos.

O eletricista de carro foi diagnosticado com coração crescido e entrou na fila para o transplante no dia 24 de novembro. Nesta terça-feira, dia que se completam 2 meses que Valdson está internado - sendo 10 dias na UTI -, ele receberá o novo órgão. A cirurgia, de grande porte, tem previsão para durar de 8h até 12h.

"Vamos orar para que Deus use e capacite todos os médicos que estão naquele Centro Cirúrgico, e que a cirurgia seja um sucesso. Desde já agradeço de coração pela oração de cada um. Estou muito muito muito feliz, por que Deus é maravilhoso", comemorou a esposa do paciente em um vídeo.

O coração que será transplantado em Valdson veio de João Pessoa. O doador, de 35 anos, morreu no último domingo (3), vítima de um AVC isquêmico.

O órgão saiu do Hospital Metropolitano de Traumas de João Pessoa em uma caixa térmica conduzida por uma equipe médica e militares. Ao chegar no RN, foi colocado em um carro da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e escoltado por motocicletas da STTU até o Hospital Rio Grande, onde o transplante será realizado.

Doações de órgãos

O RN é o 5º estado do Nordeste que mais faz doações de órgãos. Em 2022, foram realizados 335 transplantes, sendo 129 de córneas, 162 de medula óssea, 39 de rins, dois de coração e três de pele. Já este ano, foram 84 procedimentos de córnea, 29 de rins e três de coração.

Atualmente, mais de 900 pessoas estão aguardando na fila por um doador no estado.

A Sesap regula a captação de órgãos, prioritariamente, em duas unidades da rede estadual: no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal.

São feitos no RN transplantes de córneas, rins, medula óssea e coração.

Vídeos mais vistos do RN nos últimos 7 dias
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV