LivreTV

Rio Grande do Norte comemora 521 anos neste domingo (7)

Por LivreTV Notícias em 07/08/2022 às 13:22:20
Estado comemora aniversário no dia em que, segundo historiadores, o Marco de Touros foi plantado no estado pelos colonizadores portugueses. Marco de Touros está e uma sala do Museu Câmara Cascudo

Geraldo Jerônimo / Intertv Cabugi

O Rio Grande do Norte faz aniversário de 521 anos neste domingo (7). A data lembra o dia em que o Marco de Touros, símbolo da colonização portuguesa, foi implantado no estado, de acordo com historiadores: 7 de agosto de 1501.

Para os pesquisadores potiguares, esse é o monumento mais antigo deixado no litoral brasileiro pelas caravelas comandadas por André Gonçalves e Gaspar de Lemos, que traziam na comitiva o cosmógrafo Américo Vespúcio.

A data comemorativa foi estabelecida pela Lei estadual 7.831, aprovada no dia 30 de maio de 2000.

Segundo o escritor, ex-deputado e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Valério Mesquita, que propôs a lei, do ponto de vista jurídico, o estado foi o primeiro ponto efetivo de colonização portuguesa, uma vez que o marco em Porto Seguro só teria sido colocado cerca de dois anos depois.

"Essa data assinala que eles estiveram aqui no litoral do Rio Grande do Norte primeiro, que o estado foi visitado. Eles estiveram aqui no litoral de Touros", considera.

A coluna de mármore de 1,20m de altura se mantem em pé e está guardada no Museu Câmara Cascudo, da UFRN. Apesar das fraturas e remendos, ainda dá pra ver as gravuras em relevo da Cruz da Ordem de Cristo e o escudo português.

O marco colonial tinha a finalidade de atestar Portugal como descobridor e detentor daquela terra, que mais tarde se chamaria Brasil. Apesar disso, o estado só foi colonizado, de fato, muitos anos depois.

Em 1530, o rei de Portugal dividiu o Brasil, as capitanias hereditárias. As terras que atualmente compreendem ao Rio Grande do Norte ficaram com João de Barros e Aires da Cunha. A primeira expedição de colonização ocorreu cerca de cinco anos depois, mas foi frustrada.

Segundo a história contada no site oficial da Prefeitura de Natal, antes da tentativa de colonização, os franceses já aportavam no estado para contrabandear o pau-brasil. Os índios potiguares teriam ajudado os franceses a combater os colonizadores, impedindo, a fixação dos portugueses.

Mais de 60 anos depois, em 25 de dezembro de 1597, uma nova expedição comandada por Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque conseguiu expulsar os franceses e reconquistar a capitania.

Como estratégia de defesa, os colonizadores começaram a construir um forte que foi chamado de Fortaleza dos Reis Magos, por ter sido iniciada no dia dos Santos Reis. Concluído o forte, logo se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, foi chamado de Cidade dos Reis. Depois, Cidade do Natal.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

.
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV