LivreTV

Natal realiza Dia D de vacinação contra a febre amarela

Por LivreTV Notícias em 06/08/2022 às 11:13:27
Todas as unidades básicas de saúde da capital potiguar estão abertas até 12h deste sábado (6). Procura por vacina contra a febre amarela na USF Nordelândia, no bairro de Lagoa Azul, em Natal

Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Natal realiza neste sábado (6) o Dia D contra a febre amarela. De acordo com a prefeitura, todas as unidades básicas de saúde estarão com as salas de vacinação abertas até as 12h.

Houve muita procura pela vacina na USF Nordelândia, no bairro de Lagoa Azul, no início da manhã. Até as 10h, 100 doses haviam sido aplicadas no local.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o imunizante contra a febre amarela está disponível para crianças que completaram 9 meses e ainda não tomaram a primeira dose; crianças que completaram 4 anos e não tomaram a dose de reforço; e pessoas de 5 a 59 anos não vacinadas, com apenas uma dose ou nenhuma dose registrada.

Não podem se vacinar menores de 9 meses, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade, pessoas com alergia grave a ovo, pessoas que convivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350, usuários em tratamento de quimioterapia/radioterapia, portadores de doenças autoimunes e pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem as defesas do corpo).

Natal realiza Dia D de vacinação contra a febre amarela

Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

"No caso da febre amarela, quem já concluiu o esquema vacinal, não precisa tomar a vacina novamente, pois ela é válida por toda a vida", orienta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal, Vaneska Gadelha.

A ação do Dia D integra o projeto "Vacinando com Natal", da SMS, em que todo mês o Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) do município intensifica a aplicação de um imunobiológico de rotina para aumentar a adesão da população.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti.

Vídeos mais assistidos do g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV