LivreTV

Projeto recebe sugestões de nome para 'batizar' golfinho em Fernando de Noronha

Por LivreTV Notícias em 28/07/2022 às 09:47:22
Ao perceber que um golfinho solitário, da espécie nariz-de-garrafa, passou a morar em Noronha, pesquisadores resolveram pedir à população que ajude a nomeá-lo. Golfinho solitário passou a morar em Noronha

Projeto Golfinho Rotador/Divulgação

Um golfinho solitário, da espécie nariz-de-garrafa, passou a morar em Fernando de Noronha e pesquisadores resolveram pedir ajuda da população para dar um nome ao ilustre "morador". A sugestão pode ser enviada pela página da entidade até a segunda-feira (1º).

“Esse golfinho-nariz-de-garrafa é individualizado, pois temos observado esse animal desde outubro de 2021. Podemos notar marcas no dorso que o caracterizam como o mesmo animal”, afirmou a coordenadora do Projeto Golfinho Rotador, Cynthia Gerling.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A coordenadora explicou que realizar uma campanha para batismo do animal foi uma estratégia de conscientizar as pessoas sobre a espécie. A votação, também pela internet, deve começar em 2 de agosto, com os nomes sugeridos.

“Já que identificamos que se trata do mesmo animal, pelas marcas características, nada mais justo que ele ou ela tenha um nome ao invés de um número. [...] Muitos registros desse animal na ilha foram enviados por barqueiros e mergulhadores, colaborando com o que é chamado de Ciência Cidadã”, disse Cynthia Gerling.

O nome científico do nariz-de-garrafa é Tursiops truncatus. Os animais dessa espécie podem medir entre 3 e 4 metros e pesar entre 200 e 500 quilos. Os golfinhos mais comuns em Noronha são da espécie rotador, que chegam a dois metros de comprimento e pesam cerca de 75 quilos

O projeto ambiental dá nomes aos golfinhos da espécie rotador. Com o registro fotográfico de 786 golfinhos, 54 foram identificados com nome em virtude de características/marcas curiosas.

O Projeto Golfinho Rotador monitora os cetáceos em Fernando de Noronha desde 1990 e conta com apoio do Programa Petrobras Socioambiental.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV