LivreTV

Colombianos elegem novo presidente neste domingo

Por LivreTV Notícias em 19/06/2022 às 12:46:13

Os colombianos vão às urnas neste domingo (19) para escolher um novo presidente. A disputa será entre o candidato de esquerda Gustavo Petro, que promete profundas reformas sociais, e o empresário excêntrico Rodolfo Hernández, que fez uma campanha focada no combate à corrupção apesar de enfrentar investigações de irregularidades. As pesquisas de boca de urna mostram um empate técnico entre os dois candidatos.

Petro, ex-prefeito de Bogotá e atual senador, prometeu melhorar as condições sociais e econômicas de um país onde metade da população vive em alguma forma de pobreza. Ele é um ex-membro do movimento guerrilheiro M-19 e propôs uma ambiciosa reforma tributária de US$ 13,5 bilhões - equivalente a 5,5% do produto interno bruto da Colômbia - financiada por impostos mais altos sobre os mais ricos.

Hernández foi impulsionado por promessas anticorrupção, planos para encolher o governo e moradia para os pobres. No entanto, ele enfrenta uma investigação da Procuradoria-Geral por supostamente intervir em uma licitação de coleta de lixo, quando era prefeito de Bucaramanga, para beneficiar uma empresa para a qual seu filho fazia lobby.

Hernández nega as acusações e apoiadores gostam de sua imagem anti-establishment.

O próximo presidente da Colômbia receberá uma economia em crescimento, após profunda crise causada pela pandemia de covid-19.

O PIB do país cresceu um recorde de 10,7% em 2021 e deve subir 6,5% em 2022. O déficit do governo deve atingir 5,6% do PIB, em comparação com uma meta anterior de 6,2%.

* Com informações da Reuters

Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV