LivreTV

Onças e outros 18 animais foram mortos envenenados com agrotóxico ilegal, no Pantanal, diz PF

Por LivreTV Notícias em 26/05/2022 às 15:10:27
O laudo apontou que os órgãos dos animais continham o agrotóxico carbofurano, que tem venda proibida no Brasil desde 2017. Na época, vídeo feito por médicos veterinários denunciaram a mortandade no bioma. Animais são encontrados mortos no Pantanal

Duas onças-pintadas e outros 18 animais foram mortos envenenados por agrotóxico ilegal no Brasil, segundo laudo solicitado pela Polícia Federal (PF) e divulgado nesta terça-feira (24). Os bichos foram encontrados mortos em uma fazenda no Pantanal em junho de 2021. Vídeo feito por médicos veterinários na época denunciou a matança. Assista acima.

Na época a principal suspeita da morte dos animais silvestres já era tratada como um possível envenenamento. A fazenda onde os bichos foram encontrados ficam na região do Abobral, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Após denúncia dos médicos veterinários, equipes da Polícia Federal foram ao local e colheram partes do fígado da onça-pintada encontrada morta. O material foi encaminhado para exame pericial e que apontou a presença de "carbofurano".

LEIA TAMBÉM

Agrotóxico causa mortes de araras-azuis no Pantanal, aponta pesquisa

Antas estão morrendo e sendo afetadas por agrotóxicos utilizados no Cerrado de MS

Segundo a PF, o carbafurano é um agrotóxico de venda proibida no Brasil desde 2017 e é extremamente tóxico. Ainda há a suspeita de que o químico tenha sido exportado do Paraguai.

"O uso do carbofurano para envenenamento intencional de animais domésticos e selvagens tem sido frequentemente descrito em publicações científicas, como um dos praguicidas mais comuns para esse fim”, detalha o laudo.

Com a conclusão das investigações, três pessoas foram identificadas e indiciadas pela morte das onças e dos outros animais. A PF não divulgou o nome dos autores do crime ambiental.

Relembre o caso

Onça estava em avançado estado de decomposição.

Polícia Federal/Reprodução

Duas onças-pintadas e outros 18 animais foram encontrados mortos em uma fazenda na região do Passo do Lontra, na cidade de Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Um vídeo feito pela Instituto Reprocon, mostra a "verdadeira carnificina".

Conforme foi mencionado pelo Instituto Reprocon em uma postagem, os animais encontrados mortos foram: duas onças-pintadas; um cachorro-do-mato; 14 urubus; uma vaca; dois carcarás.

Na época, segundo o Instituto Reprocon, os animais, encontrados mortos, não apresentavam nenhum ferimento, o que mostra, para os especialista, o uso de veneno agrícola ilegal na região, ocasionando a morte dos bichos.

Uma das onças encontradas morta estava com uma coleira de GPS, usada no monitoramento dos felinos no Pantanal. Os especialistas frisaram que somente com o colar, foi possível encontrar as carcaças dos animais.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV