Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Meio ambiente

Vídeo de jiboia em praça de Chapada dos Guimarães (MT) durante curso para guias repercute como se ela tivesse surgido no local


Cobra fazia parte de um treinamento para guias de turismo. Um deles fez o vídeo e enviou para colegas em um grupo de WhatsApp e a mensagem acabou sendo distorcida, como se ela tivesse aparecido por conta própria. Jiboia em praça de Chapada estava sendo mostrada aos profissionais do ecoturismo

O vídeo de uma jiboia 'passeando' pela Praça Dom Wunibaldo, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, repercutiu nas redes sociais nesta semana e, ao contrário do que estava sendo espalhado, se tratava de um treinamento de um grupo de profissionais do ecoturismo sobre primeiros-socorros. O caso aconteceu na quarta-feira (27).

A informação que repercutiu dizia que o animal teria aparecido no local por conta própria, mas não. Ela tinha sido levada por um dos colegas dos profissionais do curso, como explica a guia de turismo Márcia Marisa Bortoluzzi, de 54 anos, que gravou o vídeo e enviou em um grupo de WhatsApp.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A jiboia estava sendo levada para ser devolvida ao habitat natural.

Cobra foi mostrada a um grupo de profissionais do ecoturismo durante curso de treinamento

Arquivo pessoal

Ela e outros profissionais participavam de um treinamento de preparação para o período de seca e baixa umidade durante as trilhas na mata, quando as cobras costumam sair com mais frequência.

Com isso, Márcia soube de um colega que estava resgatando uma jiboia e passaria ali pela praça onde eles estavam e pediu para ele mostrar a cobra ao grupo para que todos entendessem e visualizassem o animal, com objetivo de estimular a educação ambiental, em vez de reagir por impulso e matá-la.

"Eu pedi para ele levar ao grupo de guias de turismo para mostrar que a jiboia não oferece peçonha e não devemos matá-la, e sim resgatá-la", explicou.

Quem resgatou essa e outras cobras nos últimos dias foi o funcionário da Vigilância Epidemiológica do município, Bruno Marrafon.

"Ele estava vindo de uma aldeia, onde foi resgatar a cobra e ia soltá-la próximo a Chapada Ventura. Nunca teve cobra na praça. Era só uma transferência e eu tirei uma foto e postei no grupo do turismo. Alguém baixou o vídeo e viralizou com textos errôneos, dizendo que a cobra estava passeando pela praça e tiraram de contexto", disse.

LEIA TAMBÉM

MT registra mais de 260 resgates de animais silvestres na zona urbana neste mês

'BBB do Pantanal': Mais de 100 câmeras em árvores monitoram animais silvestres 24 horas por dia

Número de animais silvestres resgatados em áreas urbanas aumenta 35% em MT

Jiboia é resgatada pelos bombeiros em estacionamento de loja em MT; veja vídeo

Cobra é encontrada em encomenda dos Correios em MT

Animais silvestres na zona urbana

Nos três primeiros meses deste ano, o resgate de animais silvestres aumentou 35,6% em zonas urbanas. Ao todo, foram realizados 291 salvamentos, e 214 no ano passado, em igual período.

Em janeiro deste ano, o Batalhão Ambiental registrou mais de 260 resgates de animais silvestres em zonas urbanas. Em 2021, foram mais de 344 atendimentos por mês, totalizando mais de 4 mil ocorrências em que os animais foram encontrados em situação de risco.

Segundo o Batalhão, eles possuem 16 pontos de referência de resgate animal, sendo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a responsável pelo salvamento e tratamento de possíveis casos de maus-tratos, juntamente com instituições parceiras.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!