Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidades

Evento em Natal discute tendências do varejo mundial que podem ser aplicadas pelo lojista local


Aliar evolução das compras online com lojas físicas, além de novas formas de compras e perspectivas do mercado foram temas tratados no evento desta quarta (16) em Natal. E-commerce deve ser aliado de loja física

Austin Distel/Unsplash

Um evento realizado no Natal Shopping nesta quarta-feira (16) discutiu tendências do varejo mundial que podem ser aplicadas pelo lojista local.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online tiveram o crescimento acelerado diante da pandemia da Covid e correspondem a 11,6% do setor varejista no Brasil.

O evento discutiu, sob essa perspectiva, como abraçar essa tendência digital do mercado com a venda híbrida, valorizar a experiência do consumidor e buscar o comportamento das próximas gerações como forma de manter a clientela nas lojas físicas.

Contribuir para sociedade

Para Mariana Carvalho, sócia da Ancar Ivanhoe e palestrante, o foco nas relações interpessoais, da marca com o cliente e com seus colaboradores, é elemento crucial para garantir o sucesso das vendas físicas.

Outro ponto destacado é abraçar a diversidade e envolver na proposta de valor da marca ações de ESG (Environmental Social Governance), que trabalha para alcançar objetivos sustentáveis para o meio ambiente e de impacto social positivo na comunidade em que a marca está inserida.

“As relações humanas nunca deixarão de existir e, por isso, seguem sempre relevantes. O lojista tem que reconhecer o momento do consumidor, se é de urgência, para resolver uma coisa rápida, ou é um momento de viver uma experiência de lazer, entretenimento, lúdica, como tomar um café", explicou Mariana Carvalho.

"São esses os pontos que o consumidor está cada vez mais interessado: no varejo que contribui para a sociedade, que gera impacto positivo e que tem um papel transformador, e também no varejo de experiência, para que possa chegar em casa e contar o que aconteceu na loja para alguém”.

Uso de dados

O palestrante Tiago Mello acredita que a loja física funciona como espaço para a conclusão da venda híbrida.

“Antes, o consumidor ia em cinco ou seis lojas para pesquisar. Hoje, a compra ainda é majoritariamente física, mas a pesquisa é digital. Com isso, a gente entende a importância de uma boa presença no online, do relacionamento com influenciadores, mas também a necessidade dos nossos vendedores evoluírem de atendentes para consultores”, aponta Tiago, que é CEO da DWZ.

Assim, ele acredita que a marca deve usar uma estratégia guiada por dados para realizar uma personalização em seu atendimento, seja online ou presencial.

Entender a nova tendência

O último palestrante do evento, Gustavo Schifino, apontou que os jovens devem estabelecer uma nova forma de viver e consumir de acordo com o que já vivenciam no metaverso, presente nos jogos virtuais.

O comportamento das gerações Z, Alpha e C, dos nascidos desde 2016 até 2030, vai definir o futuro das vendas, segundo ele.

“Comprar no e-commerce é muito chato em comparação com o m-commerce, no metaverso, nesse mundo imersivo. Então, já devemos nos preparar para não sofrer com perdas futuras quando essa geração, que já influencia seus pais e avós, forem as predominantes no consumo”, antecipa Schifino.

O quick commerce, em que o cliente recebe os produtos comprados em até 15 minutos, também é uma realidade cada vez mais próxima. “Em cidades europeias, é comum as pessoas não terem mais freezer, porque o consumidor não precisa comprar e armazenar, já que agora pode comprar com instantaneidade, em lojas de bairro de grandes supermercados”, diz.

Schifino destaca ainda que, diante de tantos avanços tecnológicos, na Web 3.0 a moeda mais importante é o conteúdo.

“É importante que sejamos relevantes para os clientes, independente do que vendemos. Não adiante ir pra internet só pra vender, é preciso ensinar sobre o que vai fazer a vida do cliente melhor, e isso é pensar no futuro”, finaliza.

Vídeos mais assistidos do g1 RN

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!